terça-feira, 11 de março de 2014

Walt nos Bastidores de Mary Poppins (Saving Mr. Banks)

País: EUA/Reino Unido/Austrália
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 131 min
Direção: Jonh Lee Hancock
Elenco: Tom Hanks, Emma Thompson, Collin Farrell, Paul Giamatti, Jason Schwartzman, Ruth Wilson, Bradley Withford, Rachel Griffths, Kathy Baker.

Sinopse: a história da venda dos direitos autorais da personagem Mary Poppins, criada pela escritora australiana P.L. Travers.

Crítica: Walt Disney era um visionário. Disso ninguém tem dúvida. O filme trata, na verdade, de P.L. Travers, autora dos livros protagonizados pela babá mágica Mary Poppins e sua batalha contra a Disney sobre os direitos autorais da obra, uma vez que o ambicioso Disney havia prometido para uma de suas filhas que iria levar a personagem Mary Poppins para as telas, mas para isto teve de enfrentar a resistência de Travers em ceder os direitos de sua obra. E mesmo após ter concordado em levar Mary Poppins para as telas, Travers interveio como pôde no processo de realização do filme, e nem mesmo assim foi capaz de sair satisfeita com o resultado da adaptação. Resultado: Travers proibiu que outras adaptações sobre Mary Poppins fossem feitas pelos estúdios Disney.
Mas o longa ameniza esse confronto com uma narrativa à lá sessão da tarde. São inseridos diversos toques que trazem certo humor à história e flashbacks sobre a infância de Travers que buscam manter um pouco da dramaticidade perdida.
O que se vê é uma trama agradável, inocente e descompromissada. Apesar da interessante viagem à inocência e ingenuidade que marcavam os anos 60 – o que era algo sempre presente nos filmes de Walt Disney – falta profundidade na história que teria tudo para ser contada de uma maneira mais brilhante.
A obra levada à tela de cinema é puro entretenimento, nada mais. Destacando, claro, a atuação de Emma Thompson e Tom Hanks, atores louváveis.


Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP