domingo, 7 de agosto de 2016

Nahid - Amor e Liberdade (Nahid)

País: Irã
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 95 min
Direção: Ida Panahandeh
Elenco: Sareh Bayat, Pejman Bazeghi e Navid Mohammadzadeh.

Sinopse: na cidade de Teerã dos dias atuais, Nahid (Sareh Bayat) consegue obter o divórcio do marido. De acordo com as leis religiosas iranianas, o pai obtém automaticamente a guarda do filho, mas Nahid consegue ficar com o filho de 10 anos de idade, em troca de dinheiro e contanto que nunca mais se case. Um dia, porém, Nahid se apaixona, e teme quebrar as regras do acordo.
Crítica: no Irã contemporâneo, os divórcios são concedidos apenas mediante autorização do marido. Além disso, as leis persas permitem casamentos temporários e a imposição de certas regras, como a proibição que a esposa se case novamente após o divórcio. Esta é a situação em que se encontra Nahid (Sareh Bayat): quando finalmente se separa do marido e obtém a guarda do filho, ela se apaixona por outro homem, mas não possui o direito de se casar. O filme enfoca na melancolia da vida adulta, com seus planos desfeitos e decepções amorosas e no retrato das mulheres e das classes desfavorecidas, e contesta as leis sociais.
O cenário é sempre cinzento, sombrio, sem vida, o que acentua o caráter pouco otimista da obra. Mas, apesar da relevância do assunto, o roteiro pouco se desenvolve.
Alguns personagens poderiam ter sido melhor trabalhados e outros conflitos mais explorados para dar mais convencimento à trama. Não se sabe, por exemplo, o que justifica a personalidade consumista de Nahid, em meio a tanta dificuldade. Pouco se sabe também sobre seu passado e seu novo namorado, Masoud (Pejman Bazeghi)
De qualquer forma, o primeiro longa da cineasta tem seu mérito ao questionar a posição feminina na sociedade iraniana.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP