quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Garota da Capa Vermelha

Título original: Red Riding Hood

País: EUA/Reino Unido

Ano: 2011

Gênero: Suspense
Duração: 95 min

Direção: Catherine Hardwicke

Elenco: Amanda Seyfried, Michael Hogan, Shiloh Fernandez, Max Irons, Gary Oldman, Michael Shanks, Lukas Haas e Billy Burke.

 

Sinopse: Valerie (Amanda Seyfried) está envolvida com dois homens: seu amor Peter (Shiloh Fernandez), e seu prometido, Henry (Max Irons). Valerie planeja fugir com Peter, mas percebem que a irmã mais velha morreu por conta do ataque de um lobisomem que ronda pelo vilarejo. Quando recorrem a um caçador de lobisomens (Gary Oldman), descobrem que qualquer um deles podem ser lobisomens nas noites de lua cheia e seres humanos durante o dia. Valerie começa a desconfiar que ela tem proximidade com o lobisomem, o que faz dela suspeita das mortes ou possível isca.


Curiosidade
: da mesma diretora de ‘Crepúsculo’.

Leonardo DiCaprio é um dos produtores do filme.


Crítica
: para os amantes de mistério e suspense, o filme agradará. A fábula do Chapeuzinho Vermelho, escrita no século XVII pelo francês Charles Perrault, que tinha como intuito alertar crianças e jovens sobre perigos e enganos, ganha aqui uma versão moderna e ‘dark’ pelas mãos do roteirista David Leslie Johnson (de A Órfã) e da diretora Catherine Hardwicke (de Aos Treze e pelo primeiro filme da franquia Crepúsculo).

A principal alteração em relação à obra original é a mudança do antagonista, já que agora ele é um lobisomem. Valerie, a Chapeuzinho Vermelho, vivida por Amanda Seyfried, divide-se entre o amor de dois homens: Peter (Shiloh Fernandez), por quem é apaixonada, e Henry (Max Irons), com quem sua família arranja um casamento. Moradores de Daggerhorn, um povoado à beira de uma imponente floresta, os jovens convivem com a tensão da trégua com o lobisomem, que não ataca o vilarejo em troca de sacrifícios de animais.

Porém, após uma noite de lua cheia, os moradores descobrem o corpo de uma vítima do lobisomem. A trégua está quebrada e o mistério está lançado. Quem é o lobisomem? Todos são suspeitos em potencial. Sob o ponto de vista de Valerie, até seus amigos, familiares e pretendentes podem ser o mitológico assassino. A ambientação do suspense é muito bem construída e lembra os excelentes ‘O Pacto dos Lobos’ (2001) e ‘A Vila’ (2004).

O roteiro (o segundo da promissora carreira de David Leslie Johnson), apesar de valorizar com competência o clima de tensão, peca em algumas passagens, nas quais lança mão de desnecessários diálogos para justificar presenças de objetos em cena, por exemplo, além de utilizar alguns clichês de filmes de mistério – o que não chega a comprometer sua harmonia como um todo.

No elenco, destaque para a protagonista e para Gary Oldman (de O Livro de Eli) como o impiedoso Padre Solomon, que chega ao vilarejo com a promessa de capturar e matar o lobisomem.

A direção é ágil, com ótimas jogadas de câmera, bons efeitos especiais e uma trilha sonora que leva o espectador pela trama sombria. Além disso, a competente fotografia valoriza as sombras da floresta e o contraste de cores (a capa vermelha de Chapeuzinho deslizando pela neve é de uma poética beleza visual), amplificando os ares sombrios e misteriosos.


Avaliação
: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP