Água para Elefantes
Título original: Water for Elephants
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 122 min
Direção: Francis Lawrence
Elenco: Robert Pattinson, Reese Witherspoon e Christoph Waltz.
Sinopse: Jacob (Robert Pattinson), um jovem estudante de medicina veterinária, junta-se ao circo dos Irmãos Benzini, onde começa a cuidar dos animais e se envolve num triângulo amoroso. Adaptação do best-seller homônimo da escritora canadene, Sara Gruen.
Crítica: um belo drama romântico à moda antiga. Baseado no livro de Sara Gruen (militante de várias causas a favor dos animais), conta a história de Jacob Jankowski (Robert Pattinson, de ‘A Saga Crepúsculo’), jovem filho de imigrantes poloneses que vê sua vida desabar, da noite para o dia, durante a Grande Depressão dos anos 30: seus pais morrem num acidente e ele fica sabendo que não tem nada, além de dívidas. A solução é colocar o pé na estrada, como vários desempregados e novos pobres faziam à época.
Jacob entra de cabeça no primeiro trem que passa, sem saber que estava embarcando na maior viagem de sua vida: o circo. É lá que ele descobre o trabalho duro, o valor da amizade, a luta pela sobrevivência, a loucura, o ódio e, claro, o amor.
A narrativa tradicional, contada em flashback, segue o modelo dos grandes clássicos. É uma história bem contada (emociona na medida certa), com uma direção eficaz e um elenco afiado.
Pattinson prova que tem talento para seguir livre das amarras da saga crepuscular que o levou à fama. Reese Whiterspoon dá conta de seu papel, alternando momentos de doçura e frieza sempre que as situações assim o exigem. E Christopher Waltz (o destaque de Bastardos Inglórios) novamente vive, com perfeição, um difícil personagem de contornos esquizofrênicos. Só precisa tomar cuidado para não ficar rotulado por este tipo de interpretação.
A reconstituição de época e a direção de arte são primorosas, assim como a fotografia do mexicano Rodrigo Prieto (o mesmo de ‘O Segredo de Brokeback Mountain’ e ‘Biutiful’).
Avaliação: ***
0 comentários:
Postar um comentário