sexta-feira, 29 de abril de 2011

Marcha da Vida

Título original: March of the Living

País: EUA/Brasil

Ano: 2010

Gênero: Documentário

Duração: 81 min

Direção: Jessica Sanders

Elenco: -

 

Sinopse: mostra a experiência de jovens de diversas partes do mundo ao conhecerem campos de concentração mantidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Eles são acompanhados da última geração de sobreviventes do Holocausto, que narram seus momentos de angústia e de terror vividos nestes locais, nos anos de conflito. Filmado no Brasil, Alemanha, Polônia, Israel e Estados Unidos, o documentário acompanha os participantes desta marcha, numa jornada emocionante, desde a sua terra natal (São Paulo, Los Angeles e Berlim) até a chegada a Auschwitz e Birkenau, onde os sobreviventes entram em confronto com o seu passado. A última parada desta viagem é Jerusalém durante a comemoração dos 60 anos do Estado de Israel.


Crítica
:
a obra estrutura-se sobre a memória do terror (dos que viveram o pesadelo) e a emoção daqueles que se confrontam com suas evidências físicas. Apesar de reproduzirem experiências individuais, os relatos dos sobreviventes dos campos de concentração falam de uma tragédia comum a eles, impossível de mensurar em termos quantitativos.

Um dos depoimentos comove bastante, é de um judeu sobrevivente dos campos de concentração que conta que, quando seu filho era pequeno e perguntava o que significavam aqueles números tatuados em seu braço esquerdo, ele respondia que era o telefone de casa que não podia esquecer. Isso sintetiza sentimentos e objetivos do documentário sobre a marcha anual que reúne vítimas do Holocausto e jovens judeus aos antigos centros de confinamento alemães: antes motivo de vergonha, a memória das barbáries cometidas durante a Segunda Guerra precisa ser transmitida às novas gerações.

E o documentário cumpre sua tarefa: registra os significados de tais excursões, conhecidas como ‘Marcha da Vida’. Estas jornadas tiveram início em 1988, quando um grupo de jovens decidiu percorrer o caminho sem volta que era feito, a pé, pelos prisioneiros judeus dos campos de extermínio de Auschwitz a Birkenau, na Polônia, durante o conflito mundial. A marcha passou a ocorrer todos os anos, atraindo cada vez mais adeptos, e hoje chega a receber 10 mil judeus por evento. O filme acompanha judeus brasileiros, americanos, alemães e israelenses em 2008, quando foram comemorados os 20 anos da marcha e os 60 de criação do Estado de Israel.

Mesmo que a expressão de profundo pesar dos jovens judeus, que ouvem as histórias das testemunhas sobreviventes e que se chocam ao ver as imagens, fotos e recordações de quem passou pelos campos, se tornem repetitivas e redundantes ao longo da narrativa, a obra não perde seu valor: preservar para sempre, na memória, um capítulo vergonhoso da História, para que jamais algo parecido se repita.


Avaliação
: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP