quarta-feira, 20 de abril de 2011

Gnomeu & Julieta

Título original: Gnomeo and Juliet

País: EUA/Reino Unido

Ano: 2011

Gênero: Animação

Duração: 84 min

Direção: Kelly Asbury

Elenco: vozes originais de Jason Statham, James McAvoy, Emily Blunt, Michael Caine, Maggie Smith, Patrick Stewart, Julie Walters, Stephen Merchant e Matt Lucas. Na versão brasileira: Daniel Oliveira, Vanessa Giácomo e Ingrid Guimarães.

 

Sinopse: mais uma adaptação do texto de Shakespeare, a animação traz o romance entre o jardineiro gnomo Gnomeu e a jovem Julieta. O casal enfrenta muitos obstáculos para concretizar seu amor: o principal deles é que a moça é da família Capuleto, enquanto o rapaz pertence aos Montecchio, eternos rivais. Com humor, os dois gnomos de jardim vão enfrentar tanto a oposição da família quanto os perigos do mundo dos humanos. Será possível encontrar felicidade?


Curiosidade
: do co-diretor de ‘Shrek 2’.


Crítica
: o sucesso da obra de um autor por vezes faz com que seus trabalhos ganhem versões alternativas, que explorem a mesma história com variantes diferentes. William Shakespeare é um dos maiores alvos destas transgressões. Peças como Hamlet, Macbeth, A Megera Domada e Othello já ganharam tanto versões tradicionais quanto outras modernas. Agora o seu trabalho mais popular, Romeu e Julieta, ganha uma releitura, voltada para o público infantil.

Apesar de toda a trama passar por uma reformulação de forma a cativar os pequenos, com personagens simpáticos e muitas cores, a essência não foi perdida. A velha disputa entre os Capuleto e os Montéquio agora existe em pleno jardim, dividido por uma cerca. Os anões de cerâmica dispostos em ambos os lados encarnam a rivalidade existente entre os moradores das casas e duelam, cada um a seu modo, em corridas com aparadores de grama. Motivo suficiente para trazer à história cenas de ação, essenciais para manter a atenção do público infantil.

É claro que o filme facilita a leitura dos personagens, tornando carrancudos os malvados e sorridentes os bondosos. Basta olhar e, sem ouvir uma palavra sequer, saber quem é quem apenas pelo visual. Natural, já que se trata de um filme visando às crianças.

A grande dúvida que surge, logo de início, é como se dará o desenlace da história, nem um pouco infantil na versão escrita por Shakespeare. Para resolver a questão quem surge é o próprio autor, em uma participação pitoresca e engraçada, fazendo graça com sua fama e também a de sua peça teatral. É o cinema brincando com a própria arte, de forma a encontrar uma saída agradável diante do objetivo do filme.

‘Gnomeu e Julieta’ surpreende com seus personagens bem caracterizados e cativantes, pela leveza na condução na história e pelos coadjuvantes que, em vários momentos, roubam a cena. Tudo no embalo da trilha sonora de Elton John, um dos produtores, que é também personificado em cena. Destaque também para o som de cerâmica, presente sempre que os anões se tocam ou têm movimentos bruscos. Um detalhe minucioso que dá um charme extra.

 

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP