segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Amor (Amour)

País: Alemanha/ Áustria/ França

Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 126 min
Direção: Michael Haneke
ElencoEmmanuelle Riva, Jean-Louis Trintignant, Isabelle Huppert e William Shimell.

Sinopse: Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são professores de música erudita que já passaram dos 80 anos. A filha, que possui a mesma profissão, vive fora do país com o marido. Um dia, Anne é vítima de um acidente e o amor que une este casal é posto à prova.

Crítica: ‘Amor’, apesar de um belo título para a película, aqui é um tema pesado, tenso, que retrata o drama sobre os desafios do amor entre um casal de idosos. Não é um filme fácil de assistir, não por ser lento ou enfadonho, mas pela dura realidade e constante reflexão que nos impõe.
A velhice traz inúmeras consequências. Estamos, nós, prontos para recebê-la e compreendê-la? Como agiríamos se fôssemos nós nas situações ali apresentadas? Suportaríamos ou desistiríamos? Como escolher o melhor caminho?
Não há ajuda. Um vizinho que, de vez em quando, aparece; uma enfermeira que cobra caro para ficar algumas horas; e uma filha ausente. 
Há, claro, o companheirismo entre os dois que construíram uma vida juntos, mas existem também a dor e a solidão exploradas com perfeição e sem pressa nas cenas filmadas no apartamento em que vivem. Haneke mostra, como ninguém, o ser humano como ele realmente é. Os atores como protagonistas são excepcionais e dispensam comentários.
Anne (Emanuelle Riva) sofre dois derrames sucessivos. O corpo entra em declínio e o casal, isolado num apartamento, vive o inferno da própria dor. No limite, Georges (Jean-Louis Trintignant), seu esposo, a agride. Essa é apenas uma das sequências fortes e belas do drama.
A norte-americana National Society of Film Critics (Associação Nacional de Críticos de Cinema) escolheu o longa como o Melhor Filme de 2012 e, ainda, premiou Haneke como o Melhor Diretor e Emanuelle Riva como Melhor Atriz.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP