segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Nos Braços de Estranhos – Histórias do Kindertransport (Into the Arms of Strangers)


País: EUA
Ano: 2000
Gênero: Documentário
Duração: 118 min
Direção: Mark Jonathan Harris
Elenco: -

Sinopse: vencedor do Oscar de 2000 como Melhor Documentário, “Nos Braços de Estranhos” é um filme sobre crianças judias que se refugiaram na Inglaterra no final dos anos 30, poucos meses antes do início da II Guerra Mundial. A narração é feita pela atriz britânica, Judi Dench.

Crítica: para fugir da Alemanha, judeus tentavam cruzar as fronteiras em busca de asilo, mas poucos países aceitavam receber refugiados. Os ingleses foram uma exceção: aceitaram receber dez mil crianças em orfanatos e casas adotivas.
Este documentário, utilizando-se de fotos de arquivo e entrevistas com as crianças de então, hoje adultas, mostra a difícil viagem realizada pelos pequenos, que foram obrigados a abandonar seus pais nas estradas, muitas vezes para nunca mais revê- los. Algumas constituíram novas famílias, outras esperaram a guerra terminar para voltar e outras ainda conseguiram achar uma maneira de libertar seus próprios pais.
O grande arquivo de imagens enriqueceu muito o trabalho, que comove, sobretudo, com os depoimentos dos adultos que sobreviveram ao horror da era nazista.
Uma edição bem trabalhada que capta a atenção do espectador a cada minuto, mostrando ao mundo que toda ajuda faz diferença. Hoje, se essas pessoas existem e deram seguimento à sua vida, foi graças à atitude benevolente da Inglaterra.

Curiosidade: o diretor ganhou também o Oscar de Melhor Documentário de 1997, pelo seu filme “Um Longo Caminho Para Casa (The Long Way Home)”.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP