segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Isto não é um Filme


País: Irã
Ano: 2012
Gênero: Documentário
Duração: 75 min
Direção: Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb
Elenco: Jafar Panahi

Sinopse: preso e privado de suas liberdades individuais está Jafar Panahi, um dos grandes nomes do cinema iraniano e Palma de Ouro em Cannes em 2003 com ‘Ouro Carmin’. Neste retrato íntimo e improvisado, ele mostra o sofrimento dos realizadores sob o regime de Ahmadinejad, a partir da tentativa de narrar um de seus inúmeros roteiros censurados pelo governo.

Crítica: ‘Isto não é um Filme’, sábio título para este trabalho, pode ter duas interpretações: realmente não é um filme, e sim uma tentativa de mostrar a estúpida repressão no Irã e o estado de espírito em que vive Panahi, impedido de fazer o que mais gosta; ou pode significar ainda que o que ali é mostrado não é um filme sobre a censura, e sim uma cruel e dura realidade do cineasta. Se ele não pode se expressar, não existe. É essa a intenção do Irã.
Não há roteiro. Há uma vontade de continuar respirando, mesmo que o ar esteja se tornando cada vez mais rarefeito; de continuar se comunicando, apesar das dificuldades, do medo de estar sempre vigiado. Na época das “filmagens”, Panahi cumpria prisão domiciliar e aguardava a apelação do recurso à sentença de seis anos de prisão e de vinte anos sem poder filmar. O pior aconteceu: em novembro de 2011, a Liberdade perdeu e condenação foi confirmada.
Em Isto Não é um Filme, acompanha-se um dia no tormento de Panahi. Ele acorda e liga para um amigo. “Tenho uma ideia” que, saberemos em breve, é a de filmar o cineasta em casa lendo um de seus inúmeros roteiros proibidos de serem produzidos. O que acompanhamos fala de uma menina aprovada na universidade, mas trancafiada em casa porque seu pai não a permite estudar.
Na sala de estar, constrói-se um cenário imaginário com fita crepe no chão. “Aqui é o quarto dela, ali é cama”, diz o cineasta à câmera. O não filme é a mentira que um ser humano criou para sobreviver ao horror. Quando fraqueja, o véu cai e Panahi não consegue mais se enganar. “Se fosse suficiente contar um filme, então por que filmaríamos?”. Dura e sofrível constatação.

Avaliação:***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP