segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook)


País: EUA
Ano: 2012
Gênero: Comédia
Duração: 122 min
Direção: David O Russel
Elenco: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro e Jacki Weaver.

Sinopse: após meses de internação numa clínica, Pat Solano (Bradley Cooper) é um jovem bipolar que retorna para casa e, enquanto tenta recuperar a vida antiga, faz amizade com uma mulher tão problemática quanto ele.

Crítica: uma comédia romântica com novos olhares, abordagens e narrativa diferente, mas na essência, não foge do trivial. É apenas bem feito e traz algumas surpresas na trama.
A trama simples trata de uma questão comum: a busca romântica da felicidade e a constatação, a cada esquina, de que nem sempre a vida conspira a nosso favor. O protagonista da trama chama-se Pat Solano (Bradley Cooper), um cara que perdeu tudo após um momento de fúria impensado. Depois de uma temporada preso em um manicômio judiciário, ganha liberdade condicional e volta a morar com os pais. Seu sonho é recuperar o que perdeu, a começar pela esposa.
Pat está otimista, acreditando que tudo vai dar certo. Mas o entorno mostrado pelo diretor nos afirma o contrário. É preciso ressaltar que ele sofre de um distúrbio mental que lhe provoca mudanças de humor repentinas. Não demoramos muito a notar que sua loucura está mais para ingenuidade infantil. Porém, o universo que o cerca provoca em Pat um choque de realidade contínuo. Seu pai, interpretado por Robert De Niro, é obcecado por jogos de futebol americano e não pode mais frequentar estádios por ter se envolvido em brigas. Pat vê muito de si mesmo no pai.
Uma ordem judicial o impede de se aproximar da ex-mulher, mas ele insiste a todo custo que amigos em comum estabeleçam uma comunicação entre os dois. É por meio desses amigos que, inadvertidamente, conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), garota problemática e misteriosa que perdeu o controle da própria vida depois da morte precoce do marido. Do encontro se estabelece uma relação, a princípio estranha, onde ambos fustigados pela crueza da vida vão se ajudar, mesmo que para isso precisem confrontar seus fantasmas.
O final acaba sendo previsível, mas as atuações são boas, sobretudo a de Jacki Weaver, bastante natural como a mãe do protagonista. De Niro, que há muito não brilhava num filme, faz um trabalho elogiável.
Apesar de não achar que o longa mereça tantas indicações ao Oscar como recebeu (são 8, ao todo), alcança o objetivo de passar a sua mensagem, com muita delicadeza. Nós nos vemos, em meio à trama, compartilhando as angústias dos personagens.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP