terça-feira, 30 de julho de 2013

Hannah Arendt

País: Alemanha
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 113 min
Direção: Margarethe von Trotta
Elenco: Barbara Sukova, Axel Milberg, Janet McTeer, Julia Jentsch, Ulrich Noethen, Michael Degen e Nicholas Woodeson.

Sinopse: um olhar sobre a vida da filósofa judia alemã Hannah Arendt (Barbar Sukova), através de sua cobertura para a revista The New Yorker acerca do julgamento dos crimes de guerra cometidos pelo nazista Adolf Eichmann.
Casal de judeus alemães chegaram aos Estados Unidos como refugiados de um campo de concentração nazista na França. Para a esposa, a América dos anos 1950 é um sonho, e se torna mais interessante quando surge a oportunidade dela cobrir o julgamento de um nazista para a revista The New Yorker.

Crítica: a discussão filosófica em um filme é rara hoje em dia no cinema de blockbusters. Hannah Arendt traz isso à tona, com um tema bastante polêmico envolvendo o nazismo contra os judeus: a banalidade do mal. Quem é o culpado? Ele sabe o que faz? Sabe distinguir o certo do errado? E as vítimas? São todas vítimas mesmo num mundo onde o interesse parece ser o grande vilão.
A trama só não empolga mais pela fraca direção e ruins atores. Poucos cumprem a tarefa razoavelmente. O restante nem isso. Sem uma interpretação convincente e natural, fica impossível causar comoção ou apego. O público acompanha a discussão, que é interessante, mas falta força na trama para conduzi-lo até o final. Mesmo quando Hannah vai a Israel acompanhar o julgamento de Eichmann (imagens reais foram usadas), a história não engata.
Uma riqueza de assunto, uma vida que merecia ser contada, porém mal sucedida.


Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP