domingo, 14 de julho de 2013

The Cove - A Baía da Vergonha

País: EUA
Ano: 2009
Gênero: Documentário
Duração: 92 min
Direção: Louie Psihoyos
Elenco: Ric O’Barry, Joe Chisholm, Mandy-Rae Cruikshank, Charles Hambleton e Simon Hutchins.

Sinopse: "The Cove - A Baía da Vergonha" mostra um grupo de ativistas ambientalistas que, munidos de equipamentos de filmagem com alta tecnologia e liderados pelo treinador de golfinhos Ric O’Barry, vão até uma enseada próxima de Taijii, no Japão, para registrar a chocante caça aos golfinhos e o cruel abuso desses animais.

Crítica: o documentário já começa com uma câmera especial para a noite e recorre a uma série de outros recursos durante o filme para retratar o massacre de golfinhos em Taijii, no Japão.
É a única forma de denunciar uma prática que, segundo pescadores locais, faz parte da ‘cultura japonesa’. Difícil entender a justificativa da matança de 23.000 golfinhos por ano em nome de uma tradição. Com o passar do filme é nítida que a única tradição é a de ganhar dinheiro.
A equipe de biólogos, cientistas e ativistas (há até um casal de mergulhadores voluntário) não mede esforços para registrar cenas inéditas e flagrar a matança. As atrocidades chocam. Além de capturarem golfinhos nariz-de-garrafa (como o famoso Flipper) ainda bebês em suas redes gigantes, os que não são escolhidos para os parques aquáticos são assassinados ali mesmo na praia, com lanças espetadas insistentemente, a ponto de toda a água formar um mar de sangue. É duro assistir a isso e não se comover, tamanha a brutalidade. Não seria mais humano, pelo menos, deixar partir os que não são escolhidos?
Mas o pior ainda está por vir. O documentário revela que a carne de golfinho está sendo consumida enganosamente, vendida como carne de baleia e, também, sendo inserida na merenda escolar de crianças na cidade. A gravidade está na presença de mercúrio no golfinho, o mais alto de todas as espécies marinhas. O Japão parece ter memória curta, tendo em vista que 1953, na cidade de Minamata, 79 pessoas morreram em consequência da intoxicação por mercúrio. A cidade é uma região de pesca também e a maioria dos doentes vivia dessa atividade, consumindo peixes regularmente.
A população japonesa em geral parece desconhecer toda essa história de atrocidades, o que facilita a continuação dessa atividade. Foi preciso alguém de fora alertar o mundo do crime contra essas lindas criaturas que, como uma jovem quando é entrevistada diz: “As pessoas não querem comer o golfinho. É mais um animal para ver.”
O interessante é que Ric O’Barry, que foi quem treinou o 'Flipper' para o famoso filme de 1996 e até fundou um parque aquático com shows exibicionistas de golfinhos, hoje luta bravamente contra esse erro. “Passei 10 anos nessa atividade, agora estou há 35 anos tentando acabar com ela”. À época, havia apenas 3 parques no mundo; hoje são inúmeros e movimentam milhões e milhões. Os golfinhos que vivem nos tanques dos parques ficam completamente estressados devido ao barulho, já que possuem uma audição extremamente sensível. Para diminuir esses efeitos, são dopados com remédios.
O filme é completo. Partindo de um pequeno ponto do mar japonês, amplia o campo de visão em várias direções, revelando todas as consequências dessa barbárie e derrubando todos os argumentos que ainda tentam justificar a captura e a morte dos golfinhos. A dedicação desse ex-treinador de golfinhos e de toda sua equipe é total e convicta no que pretende: acabar com a pesca em Taijii. Durante todas as vezes que tentaram se aproximar da praia para fazer alguma filmagem ou fotografar foram ameaçados e impedidos de seguir adiante. Foram seguidos por policiais, pescadores e até pela máfia japonesa onde quer que fossem. Ou seja, captar todas essa imagens não foi tarefa fácil, mas eles conseguiram.
Os japoneses podem continuar controlando o mercado mundial do peixe, desde que de forma correta, consciente, nobre e ética. Um pouco mais de respeito à vida tornaria tudo isso possível.

Curiosidadevencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2010. ACESSE O LINK abaixo para assinar a petição e ajudar a salvar os golfinhos do Japão.

Avaliação: *****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP