domingo, 7 de julho de 2013

O Ladrão de Luz (Svet-Ake)

País: França/Quirguistão/Alemanha/Holanda
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 80 min
Direção: Aktan Arym Kubat
Elenco: Aktan Arym Kubat, Taalaïkan Abazova e Askat Sulaimanov.

Sinopse: um homem, conhecido como "Senhor Luz", vive em um minúsculo vilarejo nas montanhas do Quirguistão. Além de tentar levar a eletricidade a todas as pessoas, ele escuta os problemas de cada morador, dá conselhos e tenta acalmar as brigas conjugais. Este homem sonha em abastecer o vilarejo com energia eólica, mas para isso ele deve enfrentar a resistência de homens poderosos e corruptos.

Crítica: o longa é uma viagem de 80 minutos para o outro lado do mundo, República do Quirguistão, na Ásia Central. Um lugar que, se não fosse o cinema, dificilmente seria visitado. E a surpresa é que faz um bom cinema.
O filme se passa em um pequeno vilarejo e gira em torno de um eletricista conhecido pelos habitantes como “Senhor da Luz”. Ele é responsável por trazer energia elétrica às casas. Essa é a grande e bela metáfora da obra porque não se trata de trazer somente eletricidade, e sim iluminar a vida das pessoas.
O grande sonho desse homem simples, sonhador, de boa índole e de uma delicadeza que não se vê muito hoje em dia, é proporcionar uma fonte de luz mais acessível a todos.
O ritmo da trama segue os passos da vida dos personagens, ou seja, é lento: longas cenas, muito silêncio, diálogos breves, e sempre abusando dos ruídos naturais da natureza, sentindo-se bem a pobreza e a desesperança do lugar.
Aktan Arym Kubat, que também dirigiu ‘O Filho Adotivo’ (1998) e ‘O Chimpanzé’ (2001), interpreta o personagem principal. O filme foi exibido na 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e ganhou aplausos do público.
A fotografia precisa acentuando a aridez das pessoas e do solo, o figurino simples e os personagens reais, naturais e tão humanos fortalecem a mensagem de uma dura realidade que realmente envolve o espectador.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP