terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Crônica do Fim do Mundo (Crónica del Fin del Mundo)

País: Colômbia
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 85 min
Direção: Mauricio Cuervo
Elenco: Victor Hugo Morant, Jimmy Vasquez e Claudia.

Sinopse: em dezembro de 2012, a rotina de uma família é alterada com a notícia do fim do mundo.

Crítica: foram vários os filmes que trataram sobre o fim do mundo. E “Crônica do Fim do Mundo” soma-se a esta lista, mas de forma bem mais promissor. Trata de arrependimentos, sonhos não concretizados, coisas não feitas, perdas.
Com parcos recursos e muita sabedoria, o diretor soube com pouquíssimos personagens contar uma grande história, repleta de humor, drama e enredo. Os diálogos são ácidos e críticos. Nenhuma palavra é dita a esmo. Tudo tem uma conexão e um porquê.
O filme não seria tão bom se os excelente atores. Pablo Bernal (Victor Hugo Morant) é um senhor de 70 anos que não sai de casa há pelo menos 20. Um forte trauma o deixou com cicatrizes internas praticamente incuráveis. A revelação virá aos poucos e é uma surpresa. Suas únicas ligações com o mundo externo são a televisão, o telefone e, principalmente, seu filho, Felipe (Jimmy Vasquez), que faz visitas constantes levando gravações feitas no celular do caminho que percorre durante o dia só para o pai ver o que mudou na cidade. As conversas ao telefone de Pablo com pessoas que estudou ou trabalhou no passado são hilárias e de uma naturalidade ímpar.
Felipe tenta equilibrar o problema do pai com a sua frustração no trabalho, as cobranças da esposa (merecidas) para que ele dê mais atenção ao filho e ainda tem que consolar um amigo que sempre está na pior.
O que é o fim do mundo afinal? O que é o mundo para cada um? Esses questionamentos são a base do filme feito com criatividade, inteligência e um rumo – qualidades que andam em falta ultimamente no cinema. O longa-metragem recebeu o grande prêmio do Festival de Bogotá


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP