terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Um Assunto de Mulheres (Une Affaire de Femmes)

País: França
Ano: 1988
Gênero: Drama
Duração: 103 min
Direção: Claude Chabrol
Elenco: Dominique Blanc, François Cluzet, Isabelle Huppert, Marie Trintignant e Nils Tavernier.

Sinopse: no interior da França ocupada por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, Marie, modesta mãe de dois filhos e cujo marido está na prisão, vive apertada. Um dia, ela presta um serviço a uma vizinha ajudando-a a abortar e ganha uma vitrola em troca. Quando o marido é posto em liberdade, é só uma boca a mais para alimentar. Aos poucos, a reputação de Marie como fazedora de anjos a leva a cuidar de outros casos, agora pagos. Denunciada pelo marido, ela passa a viver uma situação e um universo que não domina. Em nome das leis de Vichy, ela é julgada por um tribunal militar e condenada à morte na guilhotina.

Crítica: um clássico que merece ser visto. Baseado na história verídica de Marie-Louise Giraud (1903-1943), última mulher guilhotinada na França, é uma obra crítica, instigante, provocadora e com uma atuação louvável de Isabelle Hupert. O longa conquistou prêmios e indicações mundo afora como Melhor Filme, Direção e Atriz (Huppert).
A hipocrisia da sociedade que, à época, era conivente com os judeus mortos pelos nazistas, é gritante ao matar uma mulher porque praticava abortos. Mesmo que ela fosse a salvação para muitas mulheres, era mal vista por  tirar vidas. Ora, quem mais matava ali: ela ou os alemães, com ajuda ou a omissão de franceses? Uma boa pergunta.   


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP