sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

São Silvestre

País: Brasil
Ano: 2013
Gênero: Documentário
Duração: 80 min
Direção: Lina Chamie
Elenco: Fernando Alves Pinto

Sinopse: o documentário pretende reproduzir a sensação de participar da maratona de São Silvestre, a maior corrida a céu aberto da América Latina, realizada anualmente em São Paulo, dia 31 de dezembro. Com uma câmera acoplada ao corpo do ator Fernando Alves Pinto, o filme busca captar o cansaço, a velocidade, o suor, a respiração e o movimento dos atletas.

Crítica: na virada de 2009 para 2010, a cineasta havia dirigido um curta-metragem sobre a São Silvestre, como uma espécie de ensaio para o longa, e ganhou uma menção honrosa no festival “É Tudo Verdade de 2011”. No documentário, os testemunhos utilizados no curta são deixados de lado. São mostradas apenas as sensações, as expressões que retratam o esforço de tanta gente comum que luta para chegar à reta final. Ali, são todos iguais.
Para mostrar isso de tão perto, uma câmera foi fixada a um dos corredores que o acompanha desde o treinamento e a ida até o local da largada.
A emoção de fazer parte de um evento que já faz parte do calendário da cidade é grande. Um mar de gente que invade as ruas de SP.
Sem diálogos, o retrato é visual e embalado por muita música clássica que marca a intensidade dos passos.


Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP