segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Pelos Olhos de Maisie (What Maisie Knew)

País: EUA
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 99 min
Direção: Scott McGehee e David Siegel
Elenco: Onata Aprile, Julianne Moore, Steve Coogan, Alexander Skarsgård e Joanna Vanderham.

Sinopse: em meio ao conturbado divórcio dos pais, Maisie, uma garotinha de sete anos, tenta entender o que se passa. De um lado a mãe, Susanna, uma estrela do rock. Do outro o pai, Beale, um influente galerista. Unindo os dois, a menina, que logo descobre um novo significado para a palavra "família".

Crítica: baseado em livro homônimo e clássico de Henry James, publicado em 1897, a o filme faz uma boa adaptação do drama da separação aos dias de hoje e acerta ao focar na perspectiva da pequena Maisie.
Com apenas seis anos de idade, é difícil compreender inteiramente as vozes agressivas nas discussões travadas entre os pais, mas guarda impressões amargas dos genitores que não consegue disfarçar as mágoas arrastadas ao longo da relação e usam a filha como instrumento para se machucarem.
Julianne Moore encarna a roqueira Susanna, mãe da pequena – na verdade, uma tentativa de mãe, em excelente atuação. Mas quem rouba mesmo a cena é a menina Maisie, interpretada por Onata Aprile. Com jeito natural e inocente, transmite aquela peculiaridade pertencente às crianças de acreditar inteiramente na bondade dos outros. Percebe-se esse sentimento em suas atitudes, nos abraços confiantes deixados em cada novo padrasto, babá ou cuidador pelo caminho.
O pai, levado às telas por Steve Coogan (A Festa Nunca Termina), tem aquele ar de malandro divertido que se deforma aos poucos por meio de suas ações. Os conflitos entre ele e Susanna são transmitidos de forma sutil, em trechos de conversas ouvidas sem querer ou intencionalmente pela pequena, o que já é suficiente para o espectador entender o que se passa e o que está por vir.
Nessa idas e vindas, da casa da mãe para o pai, entre disputas pela custódia de Maisie, ela acaba ficando de lado devido aos compromissos de trabalho dos pais e à falta de sabedoria dos mesmos para lidar com sentimentos como o amor. E quem acaba dando mais atenção a ela é a nova esposa do pai e o novo companheiro da mãe. Essa ligação com a protagonista leva ao nascimento de um romance.
Mesmo que previsível a partir daí, a mensagem subliminar de amor aos filhos, da importância de estar presente e fazer a diferença é o que vale.
Filme exemplar para pais assistirem.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP