segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O Menino e o Mundo

País: Brasil
Ano: 2013
Gênero: Animação
Duração: 86 min
Direção: Alê Abreu
Elenco: -

Sinopse: sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Crítica: o Brasil ainda tem poucos filmes de gênero animação no currículo, mas os que já foram para a telinha comprovam que o País tem futuro. “O Menino e o Mundo”, além da produção e técnica visual incrível, simples e direta, traz uma mensagem extremamente atual e emergente.
Com desenhos simples como aqueles feitos por crianças, porém com uma estética impecável na cores, na harmonia dos traços e na contagiante trilha sonora, a história contada sob a ótica do menino que vê seu pai partindo em busca de um emprego é forte e comovente.
A crítica é ácida sobre a sociedade moderna e toda a sua evolução baseada na produção em massa, na industrialização, na tecnologia e no consumismo exacerbado. Tendo a produção têxtil como cenário, o protagonista vai entendendo o modo de vida duro do trabalhador brasileiro e como o mesmo vem rapidamente sendo substituído por maquinários modernos, que fazem a suas tarefas com maior agilidade. Aos seus olhos, surgem a miséria, o desemprego, a difícil vida de quem apenas sobrevive, sem direito a lazer algum.
Como forma de escape e símbolo de esperança para o menino e para a população está a cultura e as manifestações populares, as quais são representadas pela música. É a música que desde o início guia a história.
Um aspecto bastante curioso no filme é a ausência de falas. Tudo que um personagem diz para o outro é traduzido em um português invertido, de maneira que nunca se sabe o que está sendo dito. Isso acontece porque as ações são mais relevantes que a fala. Basta a imagem, a cena, a expressão dos olhos.
Um trabalho excepcional para ser visto e recomendado.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP