segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Uma Estranha Amizade (Starlet)

País: EUA/Reino Unido
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 103 min
Direção: Sean Baker
Elenco: Dree Hemingway, Besedka Johnson, Stella Maeve, James Ransone e Karren Karagulian.

Sinopse: uma estranha amizade nasce entre Jane, uma garota de 21 anos de idade, e Sadie, de 85 anos de idade, quando a jovem decide comprar objetos no bota-fora de Sadie, e descobre uma grande quantidade de dinheiro escondida em um dos itens à venda.

Crítica: a pequena obra independente dirigida por Sean Baker, fugindo do tema da imigração que caracterizou seus dois longas anteriores, “Prince of Broadway” e “Take Out”, percorreu festivais e conquistou o prêmio Robert Altman Award no Independent Spirits Awards e o de atriz para Dree Hemingway no Hamptons International Film Festival de 2013.
Mantendo a câmera na mão e se utilizando de cores naturais, a trama traz a história de amizade entre uma jovem de 21 anos, Jane (Dree Hemingway, bisneta de Ernest Hemingway, em seu primeiro papel principal em um longa) e Sadie (Besedka Johnson), uma senhora de 85 anos. Depois de comprar uma garrafa térmica em uma “venda de garagem” promovida por Sadie, Jane encontra 10 mil dólares lá dentro e acaba se aproximando da senhora por um sentimento de culpa, ainda que seu primeiro impulso seja fazer algumas compras. Mas esse sentimento logo se desenvolve em algo mais genuíno, uma amizade improvável que tem que quebrar a barreira de um gigantesco abismo de gerações.
Sadie é solitária e, como única diversão, joga bingo todo sábado, ainda que seja extremamente azarada, diferentemente de seu marido Frank, morto há muito tempo. Jane, por outro lado, vive com uma amiga e o namorado dela, mas é também solitária. Vive – assim como amiga – de fazer filmes pornôs, mas ela mesmo não tem nenhum tipo de vida amorosa. Sua única relação é com seu chihuahua Starlet (que é macho, apesar do nome) que batiza o filme em inglês e diz muito da própria Jane, que provavelmente foi para Los Angeles para ser uma atriz, mas não pornográfica e, como tantas outras, acabam caminhando para San Fernando Valley, a capital mundial de filmes triplo-X.
Ao mesmo tempo que Baker procura nos dar uma breve visão dessa peculiar indústria cinematográfica, mas sem emitir qualquer tipo de julgamento, eles nos coloca diretamente em contato com as duas novas amigas. Reticente e extremamente rabugenta no começo, Sadie vai vagarosamente se abrindo para sua nova – e única – amiga e as duas constroem uma bonita relação, mesmo que a base dela tenha sido a apropriação indevida cometida por Jane. Baker também não julga esse suposto crime, aliás. Ele faz a pergunta na narrativa, mas a deixa sem resposta.
O interessante é que a primeira imagem que temos quando falamos em um produtor de filme pornô provavelmente é de um cafetão que usa as câmeras, mas Sean Baker cuida de apagar os estereótipos. Há uma poderosa indústria pornô nos EUA e ela é legítima. Arash é um empresário como outro qualquer que preza por suas atrizes dentro do possível. É esse olhar para dentro de uma indústria raramente vista que torna o filme mais especial.
Mas não que a relação entre Jane e Sadie não cause interesse. Ao contrário, o diretor engaja o espectador na observação atenta das reações perfeitamente legítimas das duas atrizes novatas. Entendemos perfeitamente e aceitamos como o laço entre as duas pode realmente se formar e acompanhamos uma bela e íntima jornada. Não esperem lições de moral nem de vida vindo da cabeça mais experiente de Sadie e nem esperem descaso e motivos escusos por parte de Jane. As duas entram na relação de amizade de cabeça e, ao final, há uma pequena revelação que emocionará os mais sensíveis.
‘Uma Estranha Amizade’ é uma pequena e agradável surpresa que pode trazer muitos sorrisos e divertimento.
Infelizmente, Besedka Johnson (Sadie) tinha mesmo 85 anos quando a película foi feita e foi achada morta no vestiário de uma academia que frequentava. Ela queria ser atriz desde os 15 anos e demorou 70 anos para ver seu sonho se realizar.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP