quarta-feira, 10 de junho de 2015

A Lei da Água

País: Brasil
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 78 min
Direção: André D’Elia
Elenco: -

Sinopse: o documentário discorre sobre as florestas e como elas são importantes para os recursos hídricos do Brasil. Por meio de entrevistas com ruralistas, ambientalistas, cientistas e agricultores, o documentário relembra a votação no Congresso do Novo Código Florestal e questiona seu impacto com opiniões divergentes, além de problematizar as mudanças na legislação responsáveis por decidir o que deve ser preservado e o que pode ser desmatado nas propriedades rurais do Brasil.

Crítica: o documentário extremamente didático explica a relação entre o novo Código Florestal (aprovado pelo Congresso em 2012) e a crise hídrica brasileira.
Dá voz a agricultores, cientistas, ambientalistas, advogados, parlamentares (alguns dispensáveis, como é o caso do José Sarney Filho), que debatem sobre o impacto das novas normas, mantendo o foco na analogia entre a preservação das florestas, a produção de alimentos e a saúde dos nossos recursos hídricos. Muito já se perdeu com a degradação ambiental, afetando a ação de polinizadores e a consequente produção de alimentos.
Entre os entrevistados, Raul Silva Telles do Valle, advogado e ambientalista do Instituto Socioambiental; Antônio Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Blairo Maggi, senador e empresário; Ivan Valente, deputado; Mário Mantovani, diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica; Omar Bitar, geólogo; Alceo Magnanini, engenheiro agrônomo e consultor ambiental.
O filme é um alerta ao cidadão brasileiro que é afetado, diariamente, pela crescente falta de água.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP