domingo, 7 de junho de 2015

Essa é Minha Terra (This is My Land)

País: França
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 93 min
Direção: Tamara Erde
Elenco: -

Sinopse: realizado pela diretora israelense radicada em Paris Tamara Erde, o documentário examina de que maneira israelenses e palestinos ensinam a história de seus povos em suas respectivas escolas em Israel e na Faixa de Gaza. Acompanhando- se, ao longo de um ano letivo, as atividades de seis escolas independentes – apenas uma delas misturando alunos árabes e judeus – observa-se as dinâmicas pedagógicas e curriculares, que, quase sem exceção, limitam-se a ensinar os valores de seu próprio lado, ignorando o outro.

Crítica: o documentário foca em um ponto diferente nesse conflito já tão explorado no cinema: judeus israelenses versus palestinos. Centra a discussão no que seria a razão de todo o início de uma guerra: a educação.
Dos dois lados, as escolas são fiscalizadas pelo Estado que determinam o que deve ser ensinado, que livros devem ser usados em sala de aula e o que o professor pode ou não falar.
Alguns mais liberais tentam fugir desse cerco e mostrar a realidade, ampliar a discussão, mas são bem poucos.
Interesses estão em jogo em defesa de que a paz não venha, de que a guerra continue em detrimento de um povo ou de outro.
Professores de escolas de várias cidades (ortodoxas, não ortodoxas, mistas) são ouvidos. Os relados são muito bons. Os alunos também são questionados sobre o atual conflito e sobre o que esperam do futuro. Trechos de aulas são gravados.
O final não é otimista. Mas a verdade dita por alguns docentes revela o que, de fato, ocorre em Israel e na Palestina. 

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP