domingo, 7 de junho de 2015

Cauby – Começaria Tudo Outra Vez

País: Brasil
Ano: 2012
Gênero: Documentário
Duração: 72 min
Direção: Nelson Hoineff
Elenco: Cauby Peixoto, Agnaldo Rayol, Agnaldo Timóteo, Emílio Santiago e Maria Bethânia.

Sinopse: documentário que conta a história do cantor Cauby Peixoto, uma figura icônica na música brasileira. Interpretando músicas desde a Bossa Nova até o Rock’n Roll, ele é considerado o maior cantor do Brasil por grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina e Agnaldo Rayol.

Crítica: "Cauby – Começaria Tudo Outra Vez" define bem as idas e vindas da trajetória artística de Cauby Peixoto. Em atividade desde o final dos anos 40, o cantor teve uma vida repleta de reviravoltas, em que nunca teve medo de recomeçar, como fica claro na sua tentativa de fazer uma carreira internacional cantando em inglês.
Cauby é visto um pouco como uma figura exótica, mas o filme mostra que ele foi (e é) muito mais que isso. Estamos diante de um dos maiores intérpretes da música brasileira, um artista de personalidade forte e complexo. A melhor coisa que um documentário musical pode fazer é nos ensinar coisas que não sabíamos sobre uma figura pública e é esta obra tem o potencial de mudar a visão de muita gente sobre o artista.
O diretor teve acesso a um acervo incrível de imagens de arquivo, retratando vários períodos da carreira do artista. Também teve um acesso direto ao artista, o que dá autenticidade a obra e coloca o personagem como parte ativa da narrativa. Hoineff foca toda sua atenção na trajetória profissional, mas conseguiu um acesso tão irrestrito que acabou obtendo declarações íntimas dele, que pela primeira vez fala sobre sua homossexualidade. Cauby também trata de problemas pessoais e profissionais.
O longa oferece, ainda, imagens de apresentações recentes do artista, que servem para mostrar que sua dedicação à música continua viva. Apenas uma parte talvez fosse desnecessária: quando é mostrado um fã jovem de Cauby, que sonha em conhecer o ídolo e coleciona seus discos. A ideia de colocar um garoto dos dias de hoje como apaixonado por Cauby é excelente, afinal boa parte de seus fãs fiéis são da terceira idade. No entanto, o retrato do garoto soando forçado e artificial.
Agnaldo Rayol, Agnaldo Timóteo, Emílio Santiago e Maria Bethânia são alguns artistas brasileiros ouvidos durante o longa. Os depoimentos são interessantes e relevantes, mas a principal força da produção está mesmo em Cauby Peixoto, seja nas entrevistas recentes, seja nas performances de arquivo.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP