domingo, 7 de junho de 2015

O Desejo da Minha Alma (Hitono Nozomino Yorokobiyo)

País: Japão
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 85 min
Direção: Masakazu Sugita
Elenco: Ayane Ohmori, Nahoko Yoshimoto, Koichiro Nishi e Hiroshi Araki.

Sinopse: um grande terremoto atinge o Japão e deixa milhares de pessoas mortas e feridas. A pequena Haruna (Ayane Ohmori) e seu irmão Sotha ficam órfãos, e são acolhidos pelos tios, que cuidam muito bem deles. Mas as crianças não conseguem se acostumar à vida sem os pais.

Crítica: a trama dá-se basicamente em torno de Haruna (Ayane Ohmori) que perde seus pais após um devastador terremoto.
Tem que cuidar do seu irmão menor enquanto os parentes adultos decidem se eles irão para um orfanato ou ficarão morando com algum deles.
Por fim, decidem que ficarão morando em uma cidade vizinha com os tios. Porém, a adaptação não é fácil. A questão não é somente a nova família, é a dor que parece consumir Haruna.
Introspectiva, ela não tem forças para continuar. Arrasta-se pela vida ainda por causa do irmão com o qual se preocupa e ainda não sabe que os pais morreram.
Vai à escola, mas não presta atenção na aula, nem faz amizades. Em casa, não conversa nem se alimenta direito até que fica realmente doente.
Após ouvir uma discussão em família por causa dela e do irmão, ela o leva para longe. Partem caminhando sem destino. Pegam trem, outro trem, caminham, enquanto ela busca uma resposta, uma luz, um caminho.
A trama é lenta, bem diferente dos filmes ocidentais a que estamos acostumados. Na verdade, o diretor tenta passar como é doloroso superar uma dor que parece não ter fim. Sufocada por não poder contar a verdade ao irmão (que sempre pergunta pelos pais), ela desabafa em um choro tão real que comove até o mais frio e distante espectador. Uma cena linda, de fato. Só por ela já vale a pena assistir ao filme, que traz a dura realidade vivida pelo diretor Sugita, que aos 14 anos vivenciou o Grande Terremoto de Hanshin, em 1995.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP