domingo, 7 de junho de 2015

O Outro Homem: F.W. de Klerk e o Fim do Apartheid (The Other Man: F.W. de Klerk and the end of Apartheid)

País: EUA
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 75 min
Direção: Nicolas Rossier
Elenco: -

Sinopse: último presidente sul-africano do regime do apartheid, Frederik Willem de Klerk foi sempre considerado um enigma. As ambiguidades de um homem que, para muitos, foi o derradeiro representante de um sistema excludente e criminoso, para outros, um traidor oportunista da minoria branca, ou ainda uma figura de astúcia política essencial no encaminhamento de uma transição inevitável emerge ao longo de entrevistas com diversas figuras que conviveram com este eloquente senhor de 78 anos.

Crítica: um ótimo documentário que traz um retrato mais íntimo de F.W, de Klerk, o último presidente branco da África do Sul, que dividiu com Mandela o Prêmio Nobel da Paz de 1993. Só esse fato já gerou polêmica, onde alguns se perguntavam se era justo ou não.
Vindo de uma família conservadora, o filme mostra como foi ocorrendo sua mudança gradativa de atuação no poder até decidir pelo fim do regime de apartheid, liberar Mandela da prisão e, por essas razões, enfrentar muitos adversários.
Entrevistas de políticos, amigos, historiadores e dele próprio ajudam a explicar quem foi esse homem que, mesmo afastado do poder, ainda vive na Cidade do Cabo, África do Sul. Qual foi seu papel, de fato, na história? Mandela teria conseguido trilhar seu caminho sem sua ajuda?

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP