sábado, 9 de julho de 2016

As Montanhas se Separam (Shan he gu Ren)

País: China
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 125 min
Direção: Zhang-ke Jia
Elenco: Zhao Tao, Yi Zhang, Jing Dong Liang e Sylvia Chang.

Sinopse: uma história em três partes que se inicia no fim da década de 1990 e acompanha Tao, bela jovem da província de Shanxi que se vê dividida entre dois pretendentes, seus amigos de infância Zhang e Liangzi. Um é herdeiro de um posto de gasolina, enquanto o outro trabalha em uma mina de carvão, e as consequências da decisão da mulher reverberam em 2014 e 2025.

Crítica: separado em três atos – 1999, 2015 e 2025 –, o filme é uma crônica da China contemporânea, tendo como personagem central Tao (Zhao Tao) e mostrando as diferentes fases de sua vida (e as consequências de suas escolhas) e de pessoas próximas a ela.
Com uma narrativa nostálgica (o diretor abusa de uma adequada trilha sonora para tal), a história faz uma abordagem social e cultural da China, esmagada pelo consumismo exacerbado advindo de uma modernização abrupta do país. Resultado: grandes desigualdades de classes, competitividade extrema e individualismo.
Apesar do ritmo lento em algumas partes, faz uma reflexão inteligente e poética sobre a modernidade e os valores que ela derruba. O lado humano é muito bem retratado. As pessoas estão só, distantes e não se conectam mais.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP