quinta-feira, 7 de julho de 2016

Paratodos

País: Brasil
Ano: 2016
Gênero: Documentário
Duração: 110 min
Direção: Marcelo Mesquita
Elenco: Fernando Fernandes, Alan Fonteles e Daniel Dias.

Sinopse: a trajetória, a vida e os desafios de alguns atletas paralímpicos, que fazem parte das delegações brasileiras de natação, atletismo, canoagem e futebol, em fase de preparação para os Jogos Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O dia-a-dia, a superação, os obstáculos, as alegrias, as tristezas de cada um dos atletas são objeto deste documentário, que também debate a questão da inclusão dos deficientes físicos na sociedade brasileira em geral.

Crítica: os documentários brasileiros costumam-se destacar-se por seu trabalho de pesquisa, edição e aprofundamento.
Por essa razão, “Paratodos” deixou a desejar. O assunto e interessantíssimo e por si só já atrai muita gente ao cinema, mas parece que faltou mais empenho da produção e da direção.
O trabalho ficou restrito ao atletismo, ao futebol, à natação e à canoagem. No atletismo, mostra os atletas com suas próteses de pernas; no futebol, o jogo de cegos (a melhor parte do documentário); na natação, atletas sem uma perna e/ou um braço. Aqui, há uma parte paralela que destaca a nadadora Suzana Schnarndorf (cinco vezes campeã brasileira, já tendo disputado 13 provas Ironman), que, mesmo diagnosticada com uma doença degenerativa em que ela perde os movimentos e a coordenação motora, segue competindo. E, por fim, na canoagem, esportistas paraplégicos.
O interessante é o lado humano. As vitórias e perdas, a vontade de vencer, a dificuldade de continuar e de aceitar uma derrota. O esforço de todos eles é imensurável.
É impossível, por exemplo, não vibrar com os jogadores cegos vencendo cada jogo até chegar à final e ser campeão nos últimos jogos.
O documentário ainda destaca a inconformidade dos competidores, sobretudo dos canoístas, que lutam por uma melhor distinção entre as categorias (separando adequadamente as necessidades especiais de cada um), a fim de tornar mais justa a competição.
Mais esportes poderiam ter sido abordados, o que daria uma maior magnitude ao filme e ao assunto. Bastaria reduzir um pouco as partes destinadas a cada modalidade, algumas redundantes ou menos relevantes. 

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP