segunda-feira, 18 de julho de 2016

Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil

País: Brasil
Ano: 2016
Gênero: Documentário
Duração: 78 min
Direção: Belisario Franca
Elenco: Aloísio Silva e Argemiro Santos.

Sinopse: uma fazenda no interior do Brasil com tijolos marcados pela suástica revela um fato assustador: a história de meninos órfãos e negros, vítimas de um projeto criminoso de eugenia. Lá, eles eram identificados por números e trabalhavam como escravos. Aloisio Silva, o menino 23, sobreviveu para contar.

Crítica: uma história oculta e sombria, mas que precisa ser contada. Numa fazenda no interior de SP foram descobertos tijolos (já cobertos de lodo e musgo) com uma suástica escavada na superfície.
O fato chegou ao conhecimento do professor Sidney Aguilar por meio de uma aluna do ensino médio e transformou-se em um documentário. Chegando ao município de Campina do Monte Alegre, onde se deu a descoberta, para pesquisar e questionar sobre os símbolos, foi levado à outra história: a estranha transferência de 50 garotos negros de um orfanato do Rio de Janeiro para uma fazenda situada ali na região no início da década de 30. Pertencente à influente família Rocha Miranda, a propriedade era administrada por quatro irmãos: um nazista e três integralistas. Era a conexão que ele buscava.
Com ideias similares ao nazismo, aqui o movimento chamava-se integralismo e os meninos usavam uniformes e eram obrigados à execução de vários serviços, sem receber nenhuma remuneração por isso, a não ser comida e um lugar para dormir. E ainda eram castigados quando seus malfeitores achavam que o trabalho não tinha sido satisfatório.
Dois sobreviventes (Aloisio Silva e Argemiro Santos) desse horror (hoje com mais de 90 anos) dão seus depoimentos, compartilham seus traumas e transmitem as lembranças da época. Imagens e fotos acompanham a narrativa.
É cruel pensar que isso tenha ocorrido aqui e há tão pouco tempo.
O Brasil ainda tem muito a fazer para limpar sua história de preconceito e discriminação.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP