quinta-feira, 7 de julho de 2016

Raça (Race)

País: Canadá/Alemanha
Ano: 2016
Gênero: Biografia
Duração: 134 min
Direção: Stephen Hopkins
Elenco: Stephan James, Jeremy Irons, Jason Sudeikis, Eli Goree, Carice Van Houten, William Hurt, David Kross e Tony Curran.

Sinopse: cinebiografia de Jesse Owens, atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.

Crítica: o filme enfoca um acontecimento da era nazista – as Olimpíadas de 1936, cujo objetivo era mostrar a “superioridade” dos atletas “arianos”. Tanto que, à época, Hitler financiou o filme Olympia, da cineasta Leni Riefenstahl, onde se observam claramente elementos ideológicos do nazismo, isto é, a exaltação do corpo belo e perfeito, do vigor físico e da juventude.
Esse período e a efervescência do momento são muito bem retratados no filme, quet conta com uma superprodução.
A grande estrela é Jesse Owens (interpretado por Stephan James), vencedor de quatro medalhas de ouro olímpicas, derrotando o alemão Lutz Long (David Kross).
O preparo de Jesse com seu treinador Larry Snyder (Jason Sudeikis) na universidade, a difícil vida financeira, os preconceitos dos colegas atletas, seu casamento, sua participação nos jogos, sua vitória excepcional e seu contado com o jovem alemão por ele derrotado – tudo é contado ao público.
As atuações são razoáveis e algumas tão pequenas, como a de William Hurt, por exemplo, que nem dá para julgar. Mas Jeremy Irons, como o diplomata Avery Brundage, poderia ter feito melhor.
De qualquer maneira, é uma bela cinebiografia – de luta, coragem e determinação.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP