quinta-feira, 7 de julho de 2016

Quem Vamos Invadir Agora? (Prepare to Be Liberated)

País: EUA
Ano: 2016
Gênero: Documentário
Duração: 120 min
Direção: Michael Moore
Elenco: -

Sinopse: para mostrar o que os Estados Unidos podem aprender com o resto do mundo, o diretor Michael Moore diverte-se a visitar outros países na Europa e na África como um invasor solitário que rouba as suas ideias e práticas para levá-las às terras norte-americanas.

Crítica: considerado por Moore não como um filme "político, mas humano", o documentário pode ser resumido como uma "invasão" a países com políticas que poderiam inspirar mudanças positivas nos Estados Unidos, como a merenda escolar francesa, o sistema de saúde pública sueco, o sistema prisional dos países nórdicos, ou as leis de trabalho da Itália (como férias pagas e 13º terceiro), as horas de descanso nas fábricas alemãs ou o sistema educacional da Eslovênia (universidade gratuita). Os exemplos são diversos e Moore explora cada qual muito bem, como de costume em seus filmes.
Muitas imagens, ‘língua afiada’, várias comparações e depoimentos que comprovam o que ele mostra.
Apesar da premissa interessante, o filme não é tão atraente como os seus trabalhos anteriores. Às vezes, parece até um pouco forçado, com algumas cenas que poderiam ter ficado de fora.
Na visita a Itália, ele ressalta o pagamento das férias, do décimo terceiro, da licença maternidade e outros benefícios – tudo o que nós temos no Brasil. Então, nesse caso, a abordagem só vale mesmo para os Estados Unidos.
Vale mais como uma obra educativa para inspirar pessoas que busquem transformações do que como uma obra cinematográfica.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP