sábado, 9 de julho de 2016

Julieta

País: Espanha
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Emma Suárez, Adriana Ugarte, Daniel Grao, Blanca Parés, Inma Cuesta, Michelle Jenner, Dario Grandinetti e Rossy de Palma.

Sinopse: Julieta (Emma Suárez/Adriana Ugarte) é uma mulher de meia idade que está prestes a se mudar de Madri para Portugal, para acompanhar seu namorado Lorenzo (Dario Grandinetti). Entretanto, um encontro fortuito na rua com Beatriz (Michelle Jenner), uma antiga amiga de sua filha Antía (Blanca Parés), faz com que Julieta repentinamente desista da mudança. Ela resolve se mudar para o antigo prédio em que vivia, também em Madri, e lá começa a escrever uma carta para a filha relembrando o passado entre as duas.

Crítica: Almodóvar é sempre Almodóvar. Surpreende sempre, de um jeito ou de outro. A abordagem de Julieta é diferente de seus outros filmes – é mais madura, mais séria, mais compenetrada.
A forma como ele conta uma bela história de amor e o relacionamento interrompido entre uma mãe e filha é bem construída. A mãe passa a escrever o que deveria ter contado há muito tempo à filha caso ainda tivessem contato.
As surpresas vêm durante a narrativa: o porquê do afastamento, o paradeiro da filha; a razão da mudança drástica de vida (inserido aqui o contexto homossexual).
É, claro, que Almodóvar não poderia deixar de expor o lado machista e canalha dos homens, como de costume em seus filmes. Aqui, é o pai de Julieta que se encarrega da tarefa.
A atuação de Emma Suárez (no papel da Julieta mais velha) é um dos destaques do longa. Ela é uma mulher forte, assim como a personagem de Penélope Cruz em Volver (2006), outro grande sucesso do cineasta, expert em traduzir os sentimentos femininos para a telona.  
Almodóvar busca a perfeição, seja na construção da narrativa (com uma perfeita edição e ótimas cenas, como as que ocorrem um trem em movimento, por exemplo), seja no cenário ou na estética. Tudo parece calculado sob medida: um detalhe na decoração, um quadro na parede, o detalhe de uma escultura – sempre dando indícios do estado emocional dos personagens e dos segredos que virão a ser revelados que se desviam do que pensamos ser.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP