quinta-feira, 1 de abril de 2010

Preciosa – Uma História de Esperança

Título original: Precious: Based on the Novel Push by Sapphire
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Drama
Duração: 110 min
Direção: Lee Daniels
Elenco: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Rodney Jackson, Paula Patton e Mariah Carey, Sherri Shepherd, Lenny Kravitz e Chyna Layne.

Sinopse: 1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que pode ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.
Crítica: adaptado da obra literária intitulada “Push” escrita por Sapphire, o filme aborda questões sociais contemporâneas como a banalização da violência, os diferentes tipos de preconceito e discriminação, problemas decorrentes à baixa escolaridade, AIDS, Síndrome de Down, gravidez na adolescência e inexistência de um ambiente familiar. É um filme psicologicamente violento, que leva o espectador a
uma reflexão social.
Dirigido de forma bastante dinâmica, a linguagem audiovisual fundamenta-se na linguagem clássica, mas quebrada em diversos momentos, com inserções constantes de uso da lente zoom e da câmera trêmula. Estes elementos funcionam como reflexos da vida interior da protagonista e contribuem para o aumento da tensão dramática, valorizando o real em relação à ficção.
O trabalho estético destaca-se com o uso, de forma original, de imagens que ilustram as fantasias de fuga da realidade.
Para concluir, os atores atuam em perfeita sintonia.
Curiosidade: Mo'Nique ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, em 2010.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP