sexta-feira, 9 de abril de 2010

Um Homem Sério

Título original: A Serious Man
País: Estados Unidos/Reino Unido/França
Ano: 2009
Gênero: Comédia, drama
Duração: 105 min
Elenco: Adam Arkin, Richard Kind, Michael Stuhlbarg, Sari Lennick, Fred Melamed, Aaron Wolff, Jessica McManus, Simon Helberg e George Wyner.
Direção: Ethan Coen e Joel Coen

Sinopse: uma comédia de humor negro ambientada em 1967 e centrada na vida de Larry Gopnik, um professor que dá aula na Universidade Midwestern e que vê sua vida desmoronar, com requintes de crueldade: Gopnik não apenas se vê com problemas no trabalho – uma tentativa de suborno por parte de um dos alunos –, mas também em casa. E seu casamento acaba numa conversa tão bizarra quanto cruel, deixando o homem com uma crise de fé e identidade. Então, ele decide pedir conselhos a três diferentes rabinos que poderão ou não ajudá-lo, diante de tantos problemas.
Crítica: a trama, como de hábito, não se desenrola de forma linear, mas em detalhes como parábolas inseridas em papos de rabino ou nos conflitos familiares. O roteiro, que abusa da ironia e da sátira, é bom; e o elenco traz atores não conhecidos em alguns papéis, o que, segundo os cineastas, é proposital para evitar distrações e causa um maior impacto. A fita mostra fatalidades a que todos nós estamos sujeitos e levanta questões como tradições e o que realmente queremos para nossas vidas. Resta encontrar o equilíbrio nisso tudo. Não é o melhor trabalho dos irmãos Cohen, mas vale a pena assistir.
Curiosidade: “Onde Os Fracos Não Têm Vez”, dos irmãos Ethan e Joel Coen, recebeu o Oscar de Melhor Filme, assim como o de Melhor Direção, em 2007.
Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP