quinta-feira, 31 de maio de 2012

Eu e Meu Branco (Moi et Mon Blanc)

País: Burkina Faso/França/Suécia
Ano: 2003
Duração: 90 min
Direção: S. Pierrre Yameogo
Elenco: Anne Roussel, Bruno Predebon, Micheline Compaoré, Pierre Loup Rajot e Ray Ainsi Lema.

Sinopse: Mamadi, estudante de Burkina Faso, e Frank, jovem francês, trabalham como vigias em um estacionamento, à noite. Através das telas do equipamento de segurança acompanham as idas e vindas, a prostituição e o tráfico de drogas que acontece entre o movimento dos automóveis. Uma noite, Mamadi e Frank descobrem um embrulho abandonado, com drogas e dinheiro, e decidem ficar com ele, mas são perseguidos pelos donos, escondem-se um tempo na casa de Frank e depois voam para a África. Nessa aventura, cada um deles vai descobrir o mundo do outro.

Crítica: apesar do baixo orçamento e da qualidade de imagem e som abaixo da média, o filme surpreende pela força de seu roteiro e capacidade crítica, o que compensa quaisquer de seus defeitos.
Às vezes, as cenas são um pouco lentas, os diálogos, escassos, mas as situações vividas por seu protagonista Mamadi denotam tanta veracidade e expõem outras tantas verdades que envolvem o espectador em suas tentativas de seguir adiante, de buscar aquilo em que acredita.
A narrativa não poupa críticas ao racismo, ao preconceito, à xenofobia, à desigualdade social, à política de imigração (Mamadi sai de Burkina Faso para estudar Ciências Políticas em Paris), e à sociedade repleta de hipocrisias. E o mais interessante, mostra dois mundos completamente distintos, sem julgar ou sentenciar.
Um belo trabalho que faz você considerar outros pontos de vista, que não somente o seu.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP