quinta-feira, 31 de maio de 2012

Flores do Oriente (The Flowers of War)

País: China/Hong Kong
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 146 min
Direção: Zang Yimou, Christian Bale, Ni Ni e Xinyi Zhang.

Sinopse: em uma cidade devastada, grupo de refugiados se reúne em uma igreja para se proteger das ruas. Entre eles está John Miller, que se passa por padre para salvar a própria vida.

Crítica: o ‘Massacre de Nanquim’, crime de guerra cometido pelo Exército Imperial Japonês quando da invasão da então capital da República da China, em 1937, é o pano de fundo para o longa-metragem. Historiadores estimam que cerca de 200 mil pessoas tenham sido dizimadas pelos japoneses, responsáveis por inúmeras atrocidades contra militares e civis indiscriminadamente, incluindo o estupro coletivo de milhares de mulheres. Para os chineses, o número de vítimas foi bem maior.
Pena que o tratamento à história tenha sido superficial e fraco. Valorizou-se muito mais a estética, a ambientação, a direção de arte e a fotografia, todas impecáveis, particularidades comuns ao diretor Zang Yimou (O Clã das Adagas Voadoras).
Ao retratar o grupo de jovens estudantes de um convento que se refugia numa igreja na esperança de escapar dos soldados japoneses, malvados e cruéis, interessados apenas em pilhagem e estupro, a direção peca na construção de seus personagens. O excesso nas ações violentas, a interpretação amadora dos algozes e a sobrecarga no melodrama diminuem o que poderia ser uma grande obra. Até mesmo, o personagem de Christian Bale (um agente funerário que se passará pelo “padre John”) é enfraquecido ao transformar-se tão rapidamente, de um beberrão egoísta a um altruísta defensor de estudantes, capaz de tudo para ajudá-las a fugir da cidade ocupada.
O conflito da trama muda momentaneamente com a chegada de um grupo de prostitutas à igreja, elas também em busca de refúgio. A animosidade entre as alunas e prostitutas, tendo John e um jovem rapaz chinês (um grande herói, tendo salvado as meninas duas vezes) como mediadores, dão fluidez e consistência à trama, tão marcada pela violência.
Aclamado como o mais caro filme chinês de todos os tempos, ‘Flores do Oriente’ erra, somente, na força emocional de seus personagens, que deveria estar equilibrada com a beleza das imagens e as sequências de luta.
Apesar das deficiências citadas, é uma produção belíssima. O diretor demonstra toda habilidade na condução de cenas de ação, estejam seus personagens empunhando espadas ou fuzis.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP