sexta-feira, 18 de maio de 2012

Vale dos Esquecidos

País: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Documentário
Duração: 72 min
Direção: Maria Raduan
Elenco: -

Sinopse: a obra aborda um conflito por terras envolvendo índios, posseiros, fazendeiros e sem terras que já dura mais de 40 anos no Estado do Mato Grosso.

Crítica: o documentário aborda um assunto complexo, aparentemente insolúvel, que merecia mesmo ser esmiuçado num longa-metragem e apresentado aos brasileiros que desconhecem esta e muitas outras realidades insólitas deste país. A cena inicial de impressionantes queimadas mostra o que está por vir.
De execução formal e sem inovações narrativas, o filme explora com competência o universo do conflito e tenta entender a disputa por terra colocando-se no lugar de índios, posseiros, fazendeiros e sem-terra num rincão do Brasil em guerra consigo mesmo. A diretora é muito sensível nesse ponto e mostra o que realmente é relevante. O trabalho é criterioso na montagem, na estrutura narrativa que contextualiza o drama, e na escolha das imagens fortes que valem tanto ou mais que os depoimentos.
A região do embate foi considerada o maior latifúndio do mundo na década de 70. Conhecida como Fazenda Suiá-Missú, tinha área é equivalente a 252 vezes a ilha de Manhattan. A fazenda com proporções de país foi criada a partir de um financiamento de US$ 30 milhões dado pela SUDAM a um grupo empresarial. A transação só foi possível graças a um documento da SPI, hoje FUNAI, atestando a inexistência de índios na região, o que não era verdade. Posteriormente, os índios que “não existiam” foram expulsos de sua terra.
A diretora foi à área, distante 14 horas de Goiânia, atrás da história dos índios, mas diante do quadro que encontrou optou por mostrar os diferentes pontos de vista. A decisão foi acertada. Mesmo sem a necessidade de ser imparcial ou mostrar todos os pontos de vista, dar espaço para os representantes de cada lado do conflito fez de ‘Vale dos Esquecidos’ uma obra capaz de produzir um entendimento abrangente do drama e um panorama do Brasil que poucos conhecem.
A fotografia traduz bem o desolamento do local onde se desenrola a disputa, uma região pouco habitada que vive um ciclo constante de queimadas, espécie de munição nas mãos dos oponentes desta guerra por terras. E a palavra guerra aqui não é uma mera figura de linguagem. Caciques, fazendeiros e posseiros não escondem em nenhum momento a disposição para o enfrentamento violento na defesa do que acreditam ser o correto. O pano de fundo por trás deste faroeste é a inépcia e omissão do Estado.

Curiosidade: exibido com destaque nos Festivais de Chicago, Hotdocs (Canadá) e ‘É Tudo Verdade’.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP