sexta-feira, 18 de maio de 2012

Romance de Formação

País: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Documentário
Duração: 74 min
Direção: Julia De Simone
Elenco: -

Sinopse: documentário acompanha a descoberta de quatro jovens durante suas carreiras acadêmicas.

Crítica: o tema escolhido é interessante. O longa mostra quatro talentosos jovens brasileiros diante das câmeras, mas também atrás delas. Acompanha o dia-a-dia de cada um nos grandes centros de ensino superior em que estudam. Em busca de uma excelência profissional distante da realidade da maioria dos compatriotas, estes estudantes destacam-se em instituições como as Universidades de Harvard e Stanford, a escola de música de Karlshure, na Alemanha, e o IME (Instituto Militar de Engenharia), no Brasil.
Naturalmente, nem tudo é só entusiasmo e alegria na vida desses jovens. O futuro promissor cobra um preço e o anseio por uma vida profissional de grandes realizações se revela gratificante nas conquistas, mas dura nas perdas e desilusões.
Aqui, a câmera é condutora da narrativa e não somente um aparato técnico para captar imagens. Distancia-se, aproxima-se e interage quando necessário.
Às vezes, até imagens de celular e webcam feita por um dos personagens compõem o trabalho, o que não empobrece a obra. É apenas uma forma de se aproximar mais do personagem.
Bastante enxuto, faltaram alguns detalhes que explicassem mais como os estudantes ali chegaram, o que criaria um vínculo maior entre espectador e personagem.
Em resumo, retrata as histórias de superação do pianista prodígio na Alemanha; da estudante de literatura em Stanford; do jovem no curso de Direito Internacional em Harvard; e do mineiro de família simples estudando no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro.
Num país onde geralmente se contenta o ‘mais ou menos’, é gratificante ver jovens que buscam a excelência.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP