Cosmópolis (Cosmopolis)
País: França / Canadá / Portugal / Itália
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 108 min
Direção: David Cronemberg
Elenco: Robert Pattinson, Anna Hardwick, Emily Hampshire, Jadyn Wong, Jay Baruchel, Juliette Binoche, Kevin Durand, Paul Giamatti, Maria Juan Garcias e Samantha Morton.
Sinopse: Eric Packer (Robert Pattinson) é um milionário egocêntrico que acordou com uma obsessão: cortar o cabelo no seu barbeiro localizado do outro lado da cidade. Para isso, o gênio de ouro das finanças terá que atravessar, em sua limousine, uma caótica Nova York que irá revelar uma ameaça a seu império a cada quilômetro percorrido. Nesse percurso, viverá as 24 horas mais decisivas de sua vida.
Crítica: tudo se passa praticamente dentro de seu veículo, forrado com cortiça, como o protagonista mesmo explica em uma de suas conversas, para ser à prova de som.
Entre uma visita e outra feita a seu veículo, ele vai revelando o que faz, o que pensa, suas inquietações e seus desejos.
O filme é violento, assim como outros trabalhos do diretor (Marcas da Violência, de 2005; e Senhores do Destino, de 2007), mas em nada se assemelha em questão de narrativa.
Aqui, o tempo parece parado e girar apenas em torno de Eric Packer e seu egocentrismo. Uma crítica visível a tantos magnatas que assim o são por pura sorte, ou por herança ou por casamentos feitos por acordos comerciais, como é o caso dele.
Eric não ama ninguém. É um produto do dinheiro, que por fim o acabará prejudicando.
Apesar do teor crítico e de participações de peso como Juliette Binoche, Paul Giamatti e Samantha Morton e devido ao peso de sua narrativa, com diálogos densos e cansativos, não agradará grande parte do público. David Cronemberg sabe disso, mas apostou mesmo assim.
Avaliação: **
0 comentários:
Postar um comentário