quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Quebradeiras

País: Brasil
Ano: 2009
Gênero: Documentário
Duração: 71 min
Direção: Evaldo Mocarzel
Elenco: -

Sinopse: focaliza as tradições seculares, as estratégias de sobrevivência e a rica cultura das quebradeiras de coco de babaçu da região do Bico do Papagaio, na fronteira entre os Estados do Maranhão, Tocantins e Pará. O objetivo é resgatar e preservar na linguagem audiovisual as técnicas extrativistas e as manifestações artísticas dessas mulheres que, além da diversidade de artesanatos, ainda englobam uma infinidade de cantos, com forte influência africana e também indígena, entoada durante o trabalho.

Crítica: é um filme introspectivo, contido e sem diálogos, focado nas imagens que retratam as ações dessas mulheres que parecem viver em outra dimensão.
Nesse trabalho, as câmeras foram transportadas para a região do chamado Bico do Papagaio, encontro dos estados do Maranhão, Tocantins e Pará que, no mapa, formam de fato o desenho de um bico de papagaio. Ali, encontra-se um pedaço de mundo parado no tempo, sustentado ainda pelas tradições seculares das mulheres quebradeiras de coco de babaçu.
As imagens construídas por Evaldo e por seu diretor de fotografia Gustavo Hadba são belas (aliadas à arte e ao som) e é nelas que está a força do documentário, onde somos transportados para um planeta onde não existe ansiedade ou estresse. Um espaço estranho e diferente para nós, em que gestos e olhares nos levam a profundas reflexões. Mostram-se as mulheres trabalhando na quebra do coco de babaçu, extraindo dele tudo o que é possível, cuidando do lar, descansando, a relação delas com a música e a religião, enfim, seu dia-a-dia na pequena comunidade em que vivem.
O filme documenta e registra este patrimônio imaterial do nosso país, um patrimônio de tradições, de rituais e cantos das mais variadas influências. Ganhou os prêmios de Direção, Fotografia e Som no 42º Festival de Brasília, e o de Melhor Documentário no 22° Rencontres de Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse, na França.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP