domingo, 23 de setembro de 2012

O Gato do Rabino (Le Chat du Rabbin)


País: França
Ano: 2011
Gênero: Animação
Duração: 100 min
Direção: Joann Sfar
Elenco: François Morel, Maurice Bénichou e Hafsia Herzi.

Sinopse: na Argélia da década de 1920, o rabino Sfar (Maurice Bénichou) vive com sua filha Zlabya (Hafsia Herzi), além de um papagaio tagarela e um gato sem nome (François Morel), que devora o papagaio e começa a falar sem parar. Para não ficar longe de sua amada dona, o gato decide se converter ao judaísmo, e passa a compreender melhor os fundamentos da religião. Ao mesmo tempo, a chegada inesperada de um judeu russo à cidade obriga o Rabino e seu amigo, um líder islâmico (Fellag), a fazerem uma cruzada pela África, local marcado pelas mais diversas crenças religiosas, raças e línguas. Vários novos amigos - e inimigos - cruzam o caminho desta caravana.

Crítica: Joann Sfar estreou no cinema em 2010, com o lançamento do longa 'Gainsbourg – O Homem que Amava as Mulheres'. Em seu segundo filme, O Gato do Rabino (2011), o cineasta arriscou a sorte em outro gênero: animação.
O desenho é bom levando-se em conta que discute multiculturalismo, religião, etnias, ideologias e comportamento humano. Ou seja, como animação, há um grande ganho pelo seu conteúdo. O erro está no fato de que tenta trazer para a tela a mesma quantidade de eventos que temos nos quadrinhos. A falta de uma unidade narrativa é evidente, sobretudo após a chegada do primo Malka dos Leões, que pontua o início de uma série de atos (quase) desconexos e que parece sobrar na história. Daí em diante, surgem personagens mal apresentados ao telespectador e quadros incompletos, com um grande atropelo de acontecimentos. Para explicar tudo, seriam necessários mais minutos de trama.
Algumas partes são muito boas, como o início e o final. Difícil foi juntar todas elas, de forma que prendesse a atenção da plateia. Mesmo assim, seu grande mérito é fazer críticas inteligentes aos diferentes preconceitos e ao comportamento humano e, claro, ao seu gato protagonista, cheio de graça e esperteza, e ainda bastante comunicativo.  

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP