domingo, 20 de dezembro de 2015

A Festa de Despedida (Mita Tova)

País: Israel/Alemanha
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 93 min
Direção: Sharon Maymon e Tal Granit
Elenco: Ze'ev Revach, Levana Finkelstein, Aliza Rosen, Ilan Dar, Raffi Tavor e Idit Teperson.

Sinopse: idosos moradores de um asilo em Jerusalém inventam uma máquina de eutanásia para ajudar os amigos em condições críticas. A criação é um sucesso e a fama do objeto logo se espalha, atraindo inúmeros interessados em utilizá-lo.

Crítica: entre o humor e o drama, os diretores abordam com muita sutileza um assunto de difícil trato: a eutanásia.
Um dos idosos que moram em um asilo costuma fabricar vários instrumentos e parafernálias para facilitar a vida até o dia em que decide criar algo mais sério e que pode ajudar o seu sogro: a máquina da auto-eutanásia, já que o paciente é quem aperta o botão quando realmente resolve que quer partir. Ou seria a máquina da vida, da libertação? Afinal, viver em um quarto, sempre com dores, aos cuidados de alguém, e sem nada mais poder fazer a não ser esperar não é o que podemos chamar de vida.
A trama se desenrola bem. Após a primeira pessoa “ajudada” pela máquina, outras virão. Então, finalmente chega a vez da esposa do inventor e a decisão torna-se mais cruel. Até que ponto o amor pode nos levar a uma decisão sem volta?
Os atores são excelentes e o texto, muito bom. Uma feliz abordagem sobre a velhice e tudo o que ela traz, sem mais nem menos.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP