quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Retratos da Vida (Les Uns et Les Autres)

País: França
Ano: 1981
Gênero: Drama
Duração: 184 min
Direção: Claude Lelouch
Elenco: Daniel Olbrychsky, Evelyne Bouix, Fanny Ardant, Francis Huster, Geraldine Chaplin, Jacques Villeret, James Caan, Jean-Claude Bouttier, Jean-Claude Brially, Jorge Donn, Macha Meril, Nicole Garcia, Paul Préboist, Richard Bohringer e Sharon Stone.

Sinopse: um dos filmes mais famosos do francês Claude Lelouch. Com dança, música e guerra, ele fez um grande painel que começa em 1936 e vai até os anos 80. Lelouch mostra os caminhos cruzados de quatro famílias e em quatro cantos do mundo - Moscou, Paris, Berlim e Nova York. De alguma forma, as quatro famílias têm os seus caminhos ligados à Segunda Guerra. Ao final, uma cena mnarcante culina com um ballet ao som do Bolero de Ravel.

Crítica: um cult e uma obra-prima de Lelouch, que realmente estava inspirado ao fazer esse filme, embalado pelo Bolero de Ravel e outras belas canções. Ao longo de três gerações, as vidas de diferentes famílias na Rússia, França, Alemanha e Estados Unidos, todas ligadas pela música, são afetadas e marcadas pela Segunda Guerra Mundial.
Na Rússia, a bailarina do Bolshoi Tatiana Itovitch perde seu marido, o músico Boris Itovitch, no front russo. Ela cria sozinha o filho deles, o bailarino profissional Sergei, que foge da União Soviética e vem a ter uma filha, a também bailarina Tania.
Na França, a violinista judia Anne Meyer se casa com o pianista Simon Meyer e ambos são enviados para um campo de concentração, onde Simon morre. Na viagem de trem para o campo, Simon deixa o bebê na linha do trem e ele é criado por um padre. Torna-se o advogado Robert Prat, que tem um filho cantor profissional.
Também na França, no pós-guerra de Paris, a cantora Evelyne é acusada de ter dormido com o inimigo (alemão) e se muda para Dijon, onde ela tem uma filha, Edith. Na Alemanha, o pianista e maestro Karl Kremer deixa sua esposa Magda Kremer e seu filho para lutar na guerra.
Nos Estados Unidos, o famoso cantor pop Jack Glenn deixa sua esposa Suzan Glenn (Geraldine Chaplin) para entrar no exército e entreter as tropas em Londres. O filho deles, Jason Glenn que é gay, e sua filha, a cantora Sara Glenn, se tornam pessoas importantes do show business. Suas vidas são cruzadas em uma apresentação da Cruz vermelha do Bolero de Ravel em Paris.
A direção, a história, os personagens, as locações, tudo funciona em sintonia nessa dramática história associada à música.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP