domingo, 27 de dezembro de 2015

As Sufragistas (Suffragette)

País: Reino Unido
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 106 min
Direção: Sarah Gavron
Elenco: Carey Mulligan, Helena Bonham Carter, Meryl Streep, Anne-Marie Duff-McAvoy, Natalie Press, Romola Garai, Brendan Gleeson, Geoff Bell, Lorraine Stanley, Lisa Dillon e Ben Whishaw.

Sinopse: no início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

Crítica: uma história pouco conhecida por nós, a do movimento sufragista, tem uma superprodução nesse longa. A inspiração teria iniciado com a escritora inglesa Mary Wollstonecraft (1759-1797), que foi a grande pioneira da defesa do voto feminino, em livros e manifestos publicados a partir de 1792.
Elenco inquestionável, perfeita reconstituição da época (1912, auge da Revolução Industrial), retrato cruel das condições de trabalho das mulheres, sem nenhum direito. As sufragistas lutam, sobretudo, pelo direito de votar em eleições políticas, o que lhes abriria as portas para exigirem outros direitos.
A decepção do filme é que ele foca na personagem de Maud (bem interpretada por Carey Mulligan), quando na verdade a história de luta dessas mulheres mudou com o martírio/suicídio da feminista Emily Wilding Davison (Natalie Press), que ao se colocar à frente do cavalo do rei da Inglaterra, George V, e morrer pela causa, ganhou enfim a atenção da imprensa local e internacional para as reivindicações femininas. O fato ocorreu durante o Derby (ou Turfe) de Epsom (uma corrida de cavalos), em 14 de junho de 1913. O enterro de Emily causou uma grande comoção pública e levou seis mil mulheres a marcharem pelas ruas de Londres, a primeira grande passeata pelo voto feminino da história.
Meryl Streep (no papel de Emmeline Pankhurst (1858-1928)), infelizmente, apesar de estar no papel de líder do movimento e, consequentemente, perseguida pela polícia, aparece em apenas duas cenas.
A origem do movimento também não é retratada. Já na segunda metade do século XIX, os países mais desenvolvidos, como a Inglaterra, tinham uma elevada população feminina solteira, mudando a face do processo matrimonial. As várias guerras travadas pelas nações europeias, entre elas a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), obrigaram um número cada vez maior de mulheres substituindo a mão de obra masculina, visto que os homens partiam para os campos de batalha, sendo muitos feridos, mutilados ou mortos.
Esta participação feminina feita quase que compulsivamente às mudanças bruscas dos tempos, aguçou o sentindo de participação da mulher e a vontade de também poder opinar nas decisões civis e na escolha dos governantes. Diante da opressão da sociedade patriarcal, que negavam direitos básicos às mulheres, surgiram os primeiros movimentos feministas do século XIX. Com eles, surgiram as sufragistas.
Uma história tão honrosa merecia uma cobertura mais completa no cinema. Somente em 1918, foi estabelecido o voto feminino no Reino Unido. Até lá, as mulheres presenciaram muito sofrimento e prisões.  
Ao final do filme, os letreiros apontam os países e os respectivos anos em que o direito de voto foi concedido às mulheres. Por curiosidade, a Nova Zelândia foi o primeiro, em 1883. E na Arábia Saudita, esse direito ainda aguarda aprovação. Inacreditável!

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP