domingo, 27 de março de 2016

A Voz em Off (La Voz en Off)

País: Chile/França/Canadá
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 96 min
Direção: Cristián Jiménez
Elenco: Ingrid Isensee, Maria Siebald, Paulina García, Niels Schneider e Cristián Campos.

Sinopse: levando uma vida de desempregada, a atriz Sofia (Ingrid Isensee), uma vegetariana radical, decide fazer um "voto de desconexão": durante um ano ela pretende viver sem telefone celular, internet ou televisão. Radical em sua mudança de comportamento, Sofia decide inclusive desligar-se de seu marido, passando a maior parte do tempo com os filhos na casa de seus pais. Mas, em pouco tempo, seus anseios de paz e harmonia são ameaçados quando seu pai, Manuel, anuncia que está se separando de sua mãe após 35 anos de casamento. Exibido no Festival de Toronto 2014.

Crítica: o drama familiar (do mesmo diretor de Bonsai), que se passa na cidade chilena de Valdívia, tem todos os ingredientes de um romance à la francesa: personagens complexos, muitos conflitos, revelações inesperadas e reviravoltas.
O divórcio de uma das filhas (que tem um caso com um homem casado) aparece como ponto de partida para a história que, aos poucos, revela os problemas de cada membro da família: a irmã (que mora na França e retorna à cidade natal com marido e um filho pequeno) apresenta sintomas de bulimia, abusa do uso de medicamentos e critica tudo à sua volta; a mãe tenta manter um casamento que não mais existe; e o pai quer se separar, vive com outra, mas não tem coragem de contar à esposa. Aliás, sua inspiração para contar vem da filha que está se separando do atual marido.
Nesse ambiente, surgirão brigas familiares, verdades escondidas, palavras rudes. Para aliviar o clima tenso, vemos a avó internauta, mais familiarizada com a internet do que suas netas e sua relação amável com a bisneta, e o genro que busca confortar a sogra, abalada com a perda do marido.
A historia é dinâmica, mas exagera no excesso de dramas familiares, que acaba por forçar um clímax que, às vezes, parece fugir do realismo, dando um ar áspero demais às situações.
O final não é feliz, mas é resoluto. 

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP