domingo, 20 de março de 2016

Geronimo

País: França/Espanha
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 104 min
Direção: Tony Gatlif
Elenco: Céline Sallette, Rachid Yous e David Murgia.

Sinopse: Geronimo (Céline Salette) é uma professora vinda de uma família de ciganos. Ela percebe a crescente rivalidade entre turcos e ciganos na região onde mora, e faz o possível para evitar as brigas. Mas quando uma jovem turca recusa o casamento arranjado pelos pais para fugir com o namorado cigano, a sociedade fica à beira da guerra.

Crítica: filmes franceses gostam de polemizar, de levantar questionamentos, de escancarar preconceitos e de levar as pessoas a reflexões.
Em “Geronimo”, pode até ter sido essa a intenção do diretor, mas, na primeira meia hora do filme, percebemos que simplesmente a história não tem um foco.
A personagem “exemplo” da trama, vivida por Céline Salette, surge tão irreal quanto os outros ao seu redor. Ela tenta lidar com o preconceito e a rivalidade entre duas etnias (turca e cigana) que convivem na mesma cidade (o foco é um casamento arranjado, do qual a noiva foge por amor a outro) e dar um rumo a jovens delinquentes que nem sabemos o porquê de seu comportamento. Aliás, é também um tema já bastante explorado no cinema francês.
É uma trama mal conduzida, com excesso de partes musicais e que tenta apelar para o emotivo na esperança de fisgar o público. E o desenvolvimento do enredo vai ficando cada vez menos interessante.
Uma história que não tem nem porque começar ou terminar. Gira, gira e não chega a lugar algum.

Avaliação: *

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP