domingo, 6 de março de 2016

Terra dos Cartéis (Cartel Land)

País: EUA
Ano: 2015
Gênero: Documentário
Duração: 100 min
Direção: Matthew Heineman
Elenco: -

Sinopse: o documentário coloca questões políticas e pessoas através dos vigilantes dos dois lados da fronteira entre EUA e México que lutam contra os ferozes cartéis de drogas mexicanos. Com acesso sem precedentes, o documentário faz profundos questionamentos sobre a ilegalidade, a quebra da ordem e se os cidadãos podem combater violência com violência.

Crítica: o filme aborda um fato pouco conhecido do cartel de drogas mexicanos: a existência de grupos de defesa que lutam contra essa ameaça que está aterrorizando as pessoas no México e levando o país ao colapso.
Na fronteira americana (próxima à cidade de Tucson), americanos armados patrulham a área interceptando os coiotes que tentam atravessar os imigrantes ilegais e, na fronteira mexicana, o Dr. Mirelles inicia o movimento do Grupo de Defesa, após ver várias mortes no lugar onde vive. Famílias inteiras assassinadas brutalmente (inclusive bebês). A vida ali não vale nada.
Por razões distintas, mas com o mesmo objetivo, esses homens lutam dos dois lados para dar um fim ao tráfico. No lado mexicano, a situação é mais dramática ainda, pois a corrupção parece ser a lei que comanda tudo. Policiais vendidos, políticos inescrupulosos. A população está à mercê da sorte. Não há um Estado para protegê-la. Não há em quem confiar. É nesse ambiente que os Grupos de Defesa ganham espaço. Armam-se, conversam com as pessoas nas cidades, explicam o movimento, ganham adeptos e começam a defender as pessoas, buscando os assassinos e conseguindo capturá-los – tudo por conta própria. A questão é que, quando entregues à polícia, eles são soltos novamente.
Além disso, com o grupo crescendo, a atenção se volta para o D. Mirelles (que é médico, de fato): imprensa e políticos. A inveja faz com que surjam traidores e as ameaças a ele e à sua família tornam-se reais. O Estado finge preocupação com a situação e cria uma nova corporação policial, convocando os homens que antes eram do Grupo de Defesa. Bem armados e com um emprego, foi fácil convencê-los.
O desfecho é duro e não demonstra esperança alguma. Os homens que defendiam a população dos traficantes, vestindo a camisa de Grupo de Defesa, passaram a traficar. O dinheiro corrompe.
O erro do documentário (que concorreu ao Oscar) está na execução. A edição não é das melhores e a câmera utilizada dá um aspecto bastante amador ao filme. Mas, de qualquer forma, o propósito de denúncia faz com que valha a pena assisti-lo.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP