domingo, 20 de março de 2016

Mundo Cão

País: Brasil
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Direção: Marcos Jorge
Elenco: Lázaro Ramos, Babu Santana e Adriana Esteves.

Sinopse: em 2007, antes de ser sancionada a lei que proíbe o sacrifício de animais abandonados, Santana (Babu Santana) é um funcionário do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo que trabalha recolhendo cães de rua. Certo dia ele encontra um enorme cachorro, cujo dono (Lázaro Ramos) só aparece para recuperá-lo dias depois, quando já é tarde demais. Irado, o homem culpa Santana pelo ocorrido e trama uma cruel vingança.

Crítica: conhecido pelo trabalho no brilhante “Estômago”, mas também responsável por outros filmes não brilhantes como “Corpos Celestes” e “O Duelo”, Marcos Jorge nos apresenta “Mundo Cão”. A obra não é tão marcante quanto Estômago, contudo oferece uma narrativa bem desenvolvida.
Santana (Babu Santana) é um cara comum que vive com a esposa Dilza (Adriana Esteves) e os dois filhos. Ele trabalha recolhendo cães abandonados na rua. Segundo determinação, ele deve manter os cães por três dias no Departamento de Combate as Zoonoses. Se o dono não aparecer, o animal é sacrificado. Determinado dia, Santana e um colega de trabalho levam um cachorro para o sacrifício. Pouco tempo depois, o dono Paulinho (Lázaro Ramos) aparece e fica revoltado com a situação.
O roteiro é mesmo muito bom, repleto de reviravoltas, todas naturais e bem inseridas na trama. Há de se destacar o trabalho com os animais. Os cachorros estão presentes na trama não apenas como fonte/vítima de violência, mas também são reflexo da natureza humana. É possível vislumbrar nas atitudes dos protagonistas muitas atitudes consideradas irracionais ou selvagens.
A trama entra num jogo de vingança e violência crescente que é impactante (que ganha força com a eficiente trilha sonora) e lembra um pouco o trabalho em “Estômago”.
O elenco principal é competente, com destaque para Babu e Lázaro. O ponto fraco é o ator mirim que interpreta o filho de Santana. Essa falha acaba por interferir no desenvolvimento do núcleo familiar do protagonista, com cenas mal conduzidas e artificiais, como as interações entre Santana e os filhos. E Milhem Cortaz completa o quadro numa participação reduzida, mas boa como de costume.
Em contrapartida, os momentos de intimidade entre Santana e Esteves são bem executados, como na cena em que conversam sobre a filha que já cresceu e agora começa a se interessar em sair na noite.
Vale conferir!

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP