domingo, 6 de março de 2016

The Cut

País: Alemanha/França
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 138 min
Direção: Fatih Akın
Elenco: Tahar Rahim, Simon Abkarian e Makram Khoury.

Sinopse: Mardin. O ano é 1915. Durante uma noite, a polícia turca decide reunir todos os homens armênios na cidade. Dentre eles, o jovem ferreiro, Nazaret Manoogian (Tahar Rahim), que é separado de sua esposa e das duas filhas. Anos depois, depois de sobreviver ao terrível genocídio que se instalou no local, Nazareth descobre que suas filhas podem ainda estar vivas. Obcecado por encontrá-las, ele começa uma busca desenfreada passando por desertos e áreas isoladas, e encontrando os mais diversos tipos, desde boas almas até o pior que existe no ser humano.

Crítica: o filme tem uma excelente produção e retrata o período de 1915 até o final da Guerra em 1918 e um pouco além, acompanhando a vida do armênio Nazaret Manoogian (Tahar Rahim), um ferreiro de religião católica que vivia, tranquilamente com sua família na cidade de Mardin até a invasão turca que levou todos os homens para trabalhar em serviços forçados ou para lutarem na guerra. A Turquia aliou-se à Alemanha e ao Império Austro-Húngaro na Primeira Guerra Mundial.
O caos é lastimável: famílias desfeitas, assassinatos, estupros, fome, miséria, perda da dignidade, morte.
Apesar de passar por várias dificuldades e todo tipo de maus-tratos e quase ter morrido (só não foi porque foi salvo por um homem que o levou para a cidade de Aleppo, à época era a terceira maior cidade do Império Otomano), sobrevive à guerra. O Império Otomano se rendeu em 1918 e foi desmantelado. É aí que Nazaret recebe a notícia de que suas filhas gêmeas ainda podem estar vivas. A mãe, antes de morrer, pediu a uma família de beduínos que as salvassem.
A peregrinação em busca delas, então, se incia. Vai a bordéis e a orfanatos na Síria e no Líbano, até descobrir que partiram para Cuba. No orfanato em que ficaram por um tempo, uma professora tinha um primo que morava lá e este se encarregou de arranjar pretendentes para as meninas, mas o plano não saiu como se queria.
Nazaret parte para Cuba, trabalhando em um navio. Mas, ao achar o primo da professora, fica sabendo que haviam partido para Minneapolis (EUA) e a busca continua.
A atuação de Tahar Raghim, no papel de pai desesperado para encontrar suas filhas depois de tantos anos de solidão e sofrimento, é comovente. Os atores coadjuvantes têm também grande importância no decorrer desse filme histórico.
Uma história real de tantas pessoas que perderam seus entes numa guerra estúpida.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP