domingo, 6 de março de 2016

Guerra (A War)

País: Dinamarca
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 115 min
Direção: Tobias Lindholm
Elenco: Pilou Asbæk, Tuva Novotny, Dar Salim e Søren Malling.

Sinopse: o comandante Claus Michael Pedersen (Pilou Asbæk) está parado com seus homens em Helmand, no Afeganistão. Enquanto isso, na Dinamarca, a esposa de Claus, Maria (Tuva Novotny), e seus três filhos lutam dia após dia sentindo sua falta. Em uma missão de rotina, os soldados são capturados em um fogo cruzado com o Talibã. Para salvar os seus homens, Claus toma uma decisão que fará com que ele retorne para a Dinamarca acusado de um crime de guerra.

Crítica: o cinema dinamarquês gosta de abordar temas sérios, com personagens densos de histórias conflitantes.
Aqui, o comandante Claus Michael Pedersen (Pilou Asbæk) lidera uma equipe no Afeganistão com o propósito de defender a população local dos talibãs. A pressão é grande, o clima é pesado. Um dos seus homens morre ao pisar em uma mina.
Ele precisa da ajuda das pessoas da região. Num desses contatos, ele e seus soldados ajudam uma menina que está com o braço queimado. O talibã, ao saber disso, mata a família. Ele poderia ter evitado tal tragédia, pois o pai havia ido até sua base militar implorando para ficar lá com sua família e dizendo que o talibã estava ameaçando matá-lo. Mas os mandou embora, dizendo que no dia seguinte iria até sua casa para protegê-lo e tirar os homens do talibã da área. Aqui foi o primeiro erro.
Depois, a fim de evitar que outro de seus homens morra após uma emboscada com homens do Talibã, ele comete o segundo erro: toma uma decisão (sob grande coação) que terá consequências graves e irremediáveis.
O filme é eficiente ao mostrar dois mundos diferentes, cada qual com seus problemas. Sua esposa com 3 filhos sofrendo pela sua ausência, mas levando uma vida normal, na medida do possível, e as famílias afegãs vivendo sob ameaça constante, tendo que aceitar a presença de exército estrangeiro para defendê-las. Consequentemente, pessoas inocentes são tratadas como suspeitas injustamente.
O enredo recai sobre o que é certo, sobre o que é moral, sobre o peso na consciência. Para salvar a sua própria vida e a de seus amigos é justo matar outras pessoas inocentes?
O contexto da história é construído nesse sentido e trabalha bem os personagens e seus conflitos internos. “A War” concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2016.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP