domingo, 27 de março de 2016

Ixcanul

País: Guatemala
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Direção: Jayro Bustamante
Elenco: -

Sinopse: Maria, uma menina maia de 17 anos, vive em um isolado vilarejo guatemalteco nas costas de um vulcão ativo. Um casamento arranjado a aguarda. Embora sonhe em conhecer a cidade, seu status de indígena não permite que ela vá a esse “mundo moderno”. Até que Maria engravida e uma complicação faz com que a garota seja salva justamente por esse mundo moderno. Mas a que preço?

Crítica: não é todo dia que se assiste a um filme guatemalteco. Vencedor do prêmio Alfred Bauer no Festival de Berlim, a trama tem uma bela história, uma narrativa dinâmica, um elenco competente (sobretudo a mãe de Maria) e, o principal, uma mensagem bastante eficiente.
Apesar de Maria ser a protagonista (e está muito bem no seu papel), a mãe rouba a cena. Ela é o sustentáculo da família, a mãe valente, trabalhadora, otimista, amável e disposta a tudo para ver a filha feliz.
Importante ressaltar que mesmo no mundo pequeno em que vive essa família (sequer falam espanhol, mas apenas a língua indígena local), o amor superará a falta de conhecimento.
A rotina e os costumes e tradições são de uma vida muito simplória, de extrema pobreza. Trabalham tão somente para sobreviver, não tendo sequer uma residência fixa, e são totalmente explorados por latifundiários.
A promessa de um casamento arranjado não agrada Maria, que sonha com um mundo fora dali. Essa esperança é depositada em outro homem, porém as coisas não saem como ela esperava.
A partir de então, vemos sua mãe devotada buscando uma solução e revelando ao marido a situação da filha, agora grávida.
Entre as crenças espirituais e a medicina do mundo moderno, terão que tomar uma decisão para salvar a filha da morte. Essa é uma das cenas mais fortes da película. No entanto, o destino de Maria parece não ter salvação apesar de seus anseios e tentativas.

Avaliação: ****


0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP