domingo, 13 de março de 2016

Nossa Irmã Mais Nova (Umimachi Diary)

País: Japão
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 127 min
Direção: Hirokazu Koreeda
Elenco: Haruka Ayase, Masami Nagasawa e Kaho.

Sinopse: Sachi (Haruka Ayase), Yoshino (Masami Nagasawa) e Chika (Kaho) são irmãs e vivem juntas em uma casa que pertence à família. Apesar de não verem o pai há 15 anos, elas resolvem ir ao seu enterro e veem uma chance de manterem a lembrança do pai por meio da meia-irmã, a tímida Suzu Asano, que vai morar com as elas.

Crítica: o diretor japonês Hirokazu Koreeda, que costuma centrar os enredos de seus filmes em questões familiares, como visto em Ninguém Pode Saber (2005) e Pais & Filho (2013), ambos premiados no Festival de Cannes, aqui repete a receita, contudo com menos desenvoltura e menos intensidade.
A história acompanha a visita de três irmãs ao enterro do pai, em uma pequena cidade japonesa. Lá conhecem sua meio-irmã, ainda adolescente, por quem se encantam – apesar da sombra sempre existente de ser ela a filha da mulher que acabou com o casamento dos pais. O convite para que a jovem venha morar com elas não tarda, o que faz com que o enfoque recaia sobre a presença desta nova irmã em meio a uma dinâmica bem estabelecida pelas demais.
A trama não vai muito além disso. Acompanha esse entrosamento, mas sem conflitos ou aprofundamento em quaisquer das personagens ao lidar com tal adversidade na família. Tudo é muito leve e não faz com que o espectador tenha interesse pelo que vem adiante.
E, por vezes, ocorre o que é comum em alguns dramas japoneses: melodrama demais, o que é ainda mais enfatizado pela trilha sonora melosa.
Com o estereótipo das três irmãs adultas: jovem séria e responsável (a mais velha), a farrista (meio) e a distraída e despreocupada (caçula), o filme caminha para o previsível. E para um bom cinéfilo saber o desfecho antes do fim não é sinal de uma história cativante ou marcante.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP